Cenouras e beterrabas são uma ótima opção para qualquer horta porque podem ser plantadas o ano todo. Se você quer ter a experiência única de cultivar raízes em casa, veja nossas dicas para ter sucesso na horta:

  1. Se você optar por plantar primeiramente em sementeiras, faça o transplante da muda quando a planta atingir 7cm de altura. Se deixar crescer por mais tempo na sementeira, ao transplantá-la poderá machucar suas raízes.
  2. Não enterre mais do que 3x o tamanho das sementes no solo e respeite a profundidade mínima de 0,5cm para sementes pequenas e 1cm para sementes maiores.
  3. As sementes ou mudas devem ser plantadas a uma distância de 5 a 7cm uma da outra, seja em vaso, jardineira ou canteiro. Para as beterrabas, mantenha um espaçamento de no mínimo 10 a 15cm entre cada planta.
  4.  As sementes exigem bom preparo do solo para que ocorra boa germinação das plantas. No preparo do canteiro, recomenda-se mexer o solo manualmente (enxadão) e espalhar na área o adubo orgânico curtido de sete a dez dias antes do plantio.shutterstock_36435547
  5. Cenouras e beterrabas preferem solos leves e com boa drenagem. Deve-se evitar terrenos úmidos e sombrios. Quando necessário deve-se enriquecer o solo com fósforo e o potássio, que são os seus principais nutrientes. Sugerimos a aplicar a cada 10 dias o FERTIGARDEN Multiuso, alimento completo organomineral que ajuda a manter suas plantinhas saudáveis.
  6. O uso de cobertura (folha secas, palha, cascas de árvores) após a semeadura é recomendado, especialmente no verão, quando as temperaturas são elevadas. A cobertura protege as sementes do sol direto no verão, da erosão provocada pela irrigação ou chuvas e impede a formação de uma crosta dura que impede a germinação das plantas.
  7. A cenoura pode ser cultivada o ano todo. Mas, para cada época deve-se escolher a semente correta. Há cenouras de inverno e verão. Fique atento à época de cultivo indicada na embalagem!shutterstock_116695870
  8. As cenouras produzem melhor em lugares onde a temperatura oscila entre 8º C e 22º C. Já as beterrabas crescem melhor em clima ameno (temperatura entre 10°C e 24°C). Por outro lado, plantas bem desenvolvidas podem suportar baixas temperaturas e geadas.
  9. Se for plantar em vasos/jardineiras, opte por vasos com no mínimo 20 cm de altura. As cenouras precisam de espaço para as suas raízes. Se optar pelo plantio no canteiro, deve-se garantir no mínimo 15 cm de altura.
  10. Após 7 a 14 dias após o semeio as suas plantinhas começarão a germinar. Fique atento, quando as folhas mais velhas amarelarem, secarem e se curvarem, é sinal de que as raízes começaram a amadurecer. A colheita já pode ser iniciada! Para colher agarre o topo da cenoura/beterraba perto da terra cuidadosamente e puxe para removê-las do solo. Se tiver dificuldade, cave-as com uma pá.

    Anotou todas as dicas? Agora escolha as suas cultivares e mãos à horta!