Que tal cultivar hortaliças, temperos e ervas para fazer sucos detox que vem direto da sua horta? Além de ser uma forma de ingerir vitaminas e nutrientes, criar versões de suco com base nas suas hortaliças preferidas pode ser uma experiência única!

Cada vez mais os sucos detox ganham opções, sabores e composições. Diferenciados pelas cores verde, vermelha e amarela (ou alaranjada), essas bebidas são produzidas por alimentos naturais, e trazem uma série de nutrientes imprescindíveis para o bem-estar e bom funcionamento do corpo. Além disso, eles são leves, refrescantes e deliciosos, podendo também ser funcionais, feitos de acordo com as suas necessidades e gosto! Apesar da ingestão de frutas e hortaliças in natura ser a forma mais indicada para a absorção de nutrientes e vitaminas, estes sucos são uma maneira diferenciada de garantir uma vida mais saudável. Mas lembre, a orientação de um profissional da área da saúde, como um nutricionista, é fundamental para que você saiba o que funciona melhor para o seu organismo 🙂

Confira as nossas dicas e comece a sua horta detox:

1. Couve e Espinafre: A força dos verdinhos

Suco de espinafre, maçã e gengibre da Naturebeci

Verdinha como ninguém, a couve é uma das preferidas! Ela contém importantes quantidades de ômega 3, que faz muito bem ao cérebro. Além disso, é cheia das vitaminas A e C, e ao comer menos da metade de uma folha você estará ingerindo mais vitamina C do que comendo uma laranja inteira. Ingerir um pouco de couve todos os dias é nutrir a sua saúde, e nada melhor do que colher todos esses benefícios em sua própria horta! A nossa dica é cultivar a Couve Tronchuda, de folhas grandes, tenras e macias, ou a Couve Manteiga da Georgia, que tem sabor mais suave. Ambas são ótimas para o preparo de sucos detox, deixando os seus dias com uma tonalidade a mais de verde e muito sabor! E se você já está colhendo as suas couves, confira a receita do Blog da Mimis, que lhe ensina a fazer um suco detox delicioso 😀

Outro verdinho que garante muita força para o dia-a-dia é o espinafre! Ele é rico em ferro e antioxidantes, e é ideal consumi-lo junto a outros alimentos que possuem vitamina C, como as frutas cítricas, que garantem a melhor absorção dos nutrientes desta hortaliça. Aproveite que outubro é época de plantar essa cultivar em todo o Brasil e garanta um verão mais saudável! Indicamos o cultivo da variedade Nova Zelândia e Viroflay. E para inspirar mais ainda a sua horta detox, confira a receita do suco de espinafre, maçã e gengibre, da Naturebeci.

2. Manjericão, Pepino e Hortelã: O toque de personalidade

Cultive pepinos, hortelãs e manjericões para sucos nutritivos e deliciosos

Se você gosta de sabores inconfundíveis, a nossa dica é cultivar manjericão, hortelã e pepinos, que podem deixar seus sucos verdes ainda mais saudáveis e saborosos! Nada melhor do que fazer um suco com hortelã colhida na hora, que dá um ar refrescante e é ótima para os dias mais quentes. Assim como a hortelã, o manjericão tem propriedades que garantem o frescor em seu suco. Se você está pensando em uma horta detox diferenciada, recomendamos o plantio do Manjericão Limoncino, que tem um aroma irresistível de limão. A planta é de médio porte, mas tem caules longos, então reserve um local da casa para que ele possa crescer livre e aromatizar a horta inteira!


Suco detox de couve e pepinos com casca, do blog Comidas e Receitas

Com ação anti-inflamatória, antioxidante e pouquíssimas calorias, o pepino pode ser a base de seus sucos naturais ou utilizado para trazer sabor! Ele faz bem para a pele, coração e é muito recomendado para diabéticos, devido ao baixíssimo índice glicêmico. Que tal cultivar um pepino de sabor mais adocicado, menos amargo e que tem muito mais digestibilidade em relação a outras variedades? O Pepino Durango traz todas estas características, e é ótimo para o preparo de sucos! Você pode usar até a casca 😀  A nossa dica para garantir um suco ainda mais delicioso é fazer a colheita jovem desta cultivar, que proporciona que o Durango seja mais macio e menos fibroso. Se você plantar manjericão, hortelã e pepinos na mesma época e fazer a colheita jovem deste último, é possível colher todos juntos, garantindo vários ingredientes para sucos maravilhosos. Está colhendo pepinos? Então aproveite a receita do Comidas e Receitas para elaborar um suco detox direto da horta!

3. Tomate e Cenoura: Coloração que dá vida
Hortaliças como o tomate e a cenoura são essenciais na horta, e além de serem excelentes para o preparo das mais variadas refeições, podem protagonizar seus sucos. Fonte de fibras, minerais e vitaminas, a cenoura é conhecida como um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, um poderoso antioxidante. Para enriquecer a sua horta detox e garantir dias mais saudáveis, indicamos o plantio da Cenoura Esplanada, que apresenta maior quantidade de betacaroteno que outras variedades.


Tomates também podem ser uma opção para a sua horta e sucos detox

Os tomates também podem ser usados de forma criativa, integrando os seus sucos detox! Além de nutritivos eles são ricos em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno. Você pode colher os seus próprios tomates e redescobrir receitas, os misturando com outros alimentos de sua horta detox e estimulando também a criatividade! Sugerimos que você utilize tomates com mais polpa para o preparo dos sucos, como é o caso dos de tipo italiano, como o Enzo. Outra dica é investir no delicioso Tomate Verônica! E aproveitando cenouras e tomates, acrescidos da força em ferro da couve, indicamos a receita de um suco detox cheio de cor do Blog da Mimis!

4Beterraba: A riqueza é de raiz

Ingredientes para o suco antioxidante a base de beterraba do Blog da Mimis

Essa raiz de coloração intensa contém várias substâncias antioxidantes, tais como licopeno, carotenóides e betacianina. Além disso, a oferta de nutrientes é farta! Vitaminas A, K, B1, B2, B5, B6, B9, C, E, cálcio, potássio, ferro, cobre, manganês e magnésio. Tudo isso combinado auxilia na prevenção de doenças, em especial as cardiovasculares, e garante uma alimentação muito mais saudável! Excelente para a mente e para o corpo, essa é outra raiz que pode ser a base de seu suco e garantir uma horta cheia de vitaminas 🙂 E variedades como a Comprida Vermelha ou a Merlot, que apresentam menos anéis, são ideais para os seus sucos! Se você já está colhendo suas beterrabas, que estão na safra deste mês, confira essa receita maravilhosa de suco vermelho antioxidante do Blog da Mimis!


Aproveite para finalizar seu suco com frutas cítricas, como a laranja, que ajudam na absorção de vitaminas

5. Verde que te Quero Ver-te
Para quem ainda não sabe por onde começar a horta detox, a gente tem outra dica perfeita! O kit de Sementes Verde Que Te Quero Ver-te vem com sementinhas de rúcula, couve e alface, e além de garantir saladas frescas dá a opção de sucos muito nutritivos para acompanhar, feitos a base das folhas de couve! Para facilitar ainda mais, o kit inclui também um manual completo de plantio, que garante que você saiba como manter a suas plantas fortes e saudáveis!

isla_006
– Alface, Couve e Rúcula –
Os kits podem ser adquiridos em www.isla.com.br ou pelo 0800 709 5050.

E então, já sabe como vai começar a sua horta detox e está pensando em quais receitas super nutritivas pode elaborar para os sucos? Na segunda temporada do #MinhaHorta você encontra dicas de plantio de todas as cultivares mencionadas acima, que podem ajudar a sua horta detox a ser um sucesso!

E na hora de preparar os sucos, lembre de sempre consultar um profissional para que seja feita a avaliação do que funciona melhor para o seu organismo! Quando suas plantinhas nascerem e os sucos estiverem prontos, não esqueça de compartilhar as fotos com a gente usando a hashtag #minhahorta e #vamoscomermelhor!