Versátil, a berinjela tem poucas calorias e é extremamente saudável, ajudando a controlar o colesterol e a hipertensão. É uma hortaliça apreciada em receitas de diversas culturas, sendo o principal ingrediente de comidas típicas da cozinha mediterrânea, indiana, francesa e de países do Oriente Médio. Quando sobreposta em finas fatias com batatas recheadas, ela dá forma ao moussaka, um tradicional prato da culinária grega, muito parecido com uma lasanha! Já na culinária brasileira ela é muito encontrada em sopas, recheada, à milanesa, grelhada, assada e em antepastos.

Existem muitas variedades, desde as compridas como a Embu e a Morella, aquelas de formato oval como é o caso da Florida Market e as diferenciadas, como a Berinjela Niobe, que tem frutos redondos de um roxo brilhante! E nada melhor do que ter esse ingrediente direto da sua horta para o preparo de pratos riquíssimos em sabor e muito criativos 🙂

Confira as nossas dicas e saiba como cultivar berinjelas em sua horta:

1 – Onde cultivar

Em cerca de 7 a 14 dias as sementes de berinjela começam a germinar

Você pode cultivar as suas berinjelas em vasos ou canteiros. Se optar por utilizar vasos, escolha um de no mínimo 30cm de profundidade. Faça um buraco de 0,5cm na terra e coloque três sementes 🙂 Aqui você confere o passo a passo para preparar a terra para o plantio! E se quiser vários pézinhos de berinjela em sua casa, ou até mesmo fazer uma horta com diferentes variedades desta cultivar, deixe o espaço de 50cm de distância entre cada buraco!

2 – Garantindo bons frutos

Com sabor suave, poucas sementes e polpa adocicada, a Berinjela Niobe proporciona ótimas refeições! E para isso, alguns cuidados no cultivo são essenciais.

Por ser tropical, a berinjela gosta de climas quentes, com generosas horas de sol, sendo necessárias no mínimo 3h de sol por dia para um bom crescimento. Além disso, ela adora água, mas o excesso pode prejudicá-la. Uma dica é evitar deixá-la exposta em épocas de muita chuva e deixar a terra sempre sempre úmida (nunca encharcada).

3 – Como adubar

Aplicar adubos com mais fósforo durante o florescimento garante frutos mais saudáveis

Como a berinjela é uma planta que produz flor, alguns cuidados a mais são necessários. Para que as flores se formem e deem início à frutificação, a planta vai precisar de mais Fósforo (na tabela periódica, P). Por isso, quando as flores começarem a se formar, utilize adubos ricos em Fósforo, como cinzas de carvão, farinha de osso ou Fertigarden Flores. O adubo deve ser aplicado nas folhas ou no solo, mas nunca nas flores.

4 – Uma ajuda para o crescimento

Utilize materiais de sua casa de forma criativa para tutorar as suas berinjelas

Quando perceber que as suas berinjelas estão começando a aparecer, utilize um tutor (estaca) para garantir que elas aguentem o peso dos próprios frutos 🙂 Você pode fazer isso com materiais da sua casa, como um cabo de vassoura, madeirinhas, fios ou arames. Assim você garante o bom desenvolvimento, mais crescimento e também evita que elas fiquem em contato direto com o solo, que pode prejudicar os frutos.

5 – Polinização

Cultivar berinjelas em espaços abertos ajuda na polinização, que garante o bom crescimento dos frutos 

Se as flores se formaram mas as suas berinjelas ainda não apareceram, uma das causas pode ser a falta de polinização! Para resolver e garantir frutos cheios de sabor, você pode balançar as plantas para que o pólen se solte e, com o vento, ela se polinize.

6 – Quando colher

Faça uma colheita jovem de suas berinjelas e conheça novas possibilidades de consumir essa hortaliça

A hora de colher é determinada quando os frutos estiverem bem desenvolvidos, lustrosos e lisos, com aquele brilho que dá água na boca. Esse processo demora em média 100 dias, mas variedades como a Morella são bem rapidinhas, e você colhe os frutos em cerca de três meses! E se você quiser colher mini berinjelas, é possível fazer uma colheita jovem, prática que garante alimentos mais saborosos e nutritivos. Nesse caso, em 45 dias suas mini berinjelas estarão prontas!

Agora que você já sabe como cultivar berinjelas em sua horta, confira essas receitas deliciosas para as suas futuras hortaliças!