Semear é um momento muito especial, que representa o início de toda a vida que pode haver na sua horta 🙂 Além disso, começar uma horta a partir das sementes possibilita uma alimentação mais saudável e uma conexão maior com os ciclos da terra, já que você acompanhará o crescimento das plantas em todas as suas fases!

Uma única semente pode possibilitar safras fartas e alimentos muito saborosos, e para isso é fundamental prestar atenção em alguns detalhes na hora de semear. Se você quer saber como fazer para que as suas sementinhas brotem cheias de vida, se tornando tenros pés de alfaces, tomates, manjericões e as suas variedades preferidas, confira as nossas dicas:

1) Atenção à época de plantio

Confira a época ideal para cultivar cada variedade e garanta o crescimento da horta!

Cada cultivar tem as suas fases de vida e uma personalidade própria, precisando de cuidados específicos. É fundamental que cada uma delas seja semeada durante a época que garante as melhores condições para o seu desenvolvimento. Essa época varia conforme as características de cada planta e das regiões do país. Algumas variedades, como a alface, podem ser semeadas em qualquer época do ano e em todo o território brasileiro 🙂 Outras têm épocas muito específicas para serem semeadas, como é o caso de flores como a Digitalis, que pode ser cultivada apenas de novembro a fevereiro. Por isso, na hora de semear confira a época de plantio no verso de nossas embalagens ou em www.isla.com.br!

2) Onde semear?

Cultive em sementeiras até as suas plantas alcançarem 10cm de altura

Você pode começar a cultivar as suas sementes em sementeiras, e transplantá-las para um vaso ou canteiro quando elas atingirem 10cm de altura. Fazer mudinhas nestes pequenos espaços proporciona mais condições para que as sementes se desenvolvam, pois um espaço menor é mais fácil de ser cuidado. Também é possível começar o plantio direto em vasos, floreiras, ou em algum espacinho de seu canteiro. Para saber como escolher o tamanho ideal de vasos para cada variedade e preparar o local de plantio, não deixe de acessar este link!

3) Qual a profundidade correta?
Sementes muito enterradas não vão ter força para empurrar a terra. Por isso, lembre de dar espaço para que elas consigam se desenvolver! O ideal é que as sementes fiquem enterradas a no máximo 0,5cm da superfície 🙂 Então faça um buraquinho deste tamanho e coloque as suas semente ali, tapando com terra.

4) Quantas sementes devo colocar e qual o espaçamento entre elas?
Para variedades como abóbora, pimentão, manjericão, alface, tomate, cenoura, beterraba e pepino utilize três sementes por buraquinho! Você também pode usar oito sementes se quiser colher em maços, quantidade indicada para plantas como salsa, coentro, cebolinha e rúcula. Se você quiser uma salada de folhas bem pequenas, tipo baby leaf, pode polvilhar várias sementes bem juntinhas, seguindo este passo a passo!


Se você quer uma horta de baby leafs e está replantando da sementeira, deixe um espaçamento menor entre as cultivares

Para cenoura, cebola, rúcula e beterraba plante com cerca de 10cm de distância entre um buraquinho e outro. Já alface, manjericão, salsinha e cebolinha podem ser plantadas com 30cm de distância entre cada. Para tomate, pimentão, berinjela, abóbora, pimenta e pepino o distanciamento precisa ser maior, com cerca de 50cm entre cada buraco.

5) Cuidados com as mudanças climáticas
A mudança drástica de temperatura nos primeiros dias após a semeadura pode atrapalhar o processo de germinação. Em geral, temperaturas entre 15º e 25º são boas para a maior parte das sementes de hortaliças se desenvolverem. Você pode evitar os impactos da mudança climática adicionando na sementeira uma camada de palha seca de arroz, capim-sapé ou qualquer material que não fermente com facilidade! Mas atenção: a cobertura deve ser retirada logo que as primeiras sementes começarem a emergir. Se você tem uma horta externa e maiorzinha, pode optar também pelo uso do sombrite.


Faça uma estufinha e mantenha a temperatura e umidade ideais para a semente germinar

Para evitar que elas sofram com essas variações de temperatura e com os ventos ou geada, você também pode fazer uma estufa com materiais de sua casa (como com garrafa pet). Aqui você confere como fazer uma, que pode ser usada tanto na semeadura quanto para proteger as plantas em sua fase de crescimento! Outra opção é utilizar aquelas embalagens plásticas transparentes de bolos, que você encontra facilmente em mercados e padarias, para cobrir a sua sementeira. É muito simples: coloque a sementeira dentro de saquinho plástico, mantenha este fechado e faça alguns furinhos nele. Além de ser uma estufinha muito prática, que mantem a temperatura, ela ajuda a reter a umidade!

6) A quantidade ideal de água
A água é fundamental! As sementes a absorvem, incham e então iniciam o seu processo de germinação. O indicado é irrigar a terra de uma a duas vezes por dia com um borrifador, mantendo o solo sempre úmido mas nunca encharcado. Dê preferência aos horários de começo e final de dia, quando o sol é mais fraco, assim você evita a queima das folhas que irão surgir. E cuide para evitar o excesso de água, pois ele diminui a quantidade de oxigênio da terra e pode causar o insucesso da germinação.


Utilize um borrifador para irrigar suas sementinhas que estão germinando 

A dica das estufinhas caseiras também é válida para manter a quantidade ideal de água durante a semeadura 🙂 Elas ajudam a deixar a umidade constante, criando um ambiente propício para que a semente cresça forte e saudável! Outra opção para fazer a sua estufinha caseira é utilizar plástico filme (faça alguns furinhos) em torno da sementeira ou dos vasos.

7) Acelerando a germinação
Uma dica válida para quem está pensando em cultivar repolhos, coentro e quiabo e quer uma germinação mais rápida é colocar as sementes na água de um dia para o outro, em local iluminado (não precisa ter luz solar direta). Você pode fazer isto dentro de um vidro, como os de potinhos de geléia, por exemplo.

Ainda está com dúvidas? Nesse vídeo do #MinhaHorta a Carol Costa te ensina bem rapidinho como semear! Confira:

Agora que você já sabe como semear, que tal escolher as suas variedades de semente preferidas e começar o tão sonhado projeto de horta? Compartilhe as suas experiências com a gente usando a hashtag #minhahorta!