O repolho é uma hortaliça nativa da Ásia Menor, que se popularizou nos países do Leste Europeu, onde figura como alimento típico na culinária da região. Certamente você já ouviu falar em chucrute, o famoso repolho fermentado. Foi inventado por navegadores alemães e holandeses para alimentar a sua tripulação. Preparavam-no dessa forma no intuito de conservá-lo por mais tempo, já que suas viagens eram longas e cansativas. Era muito usado para prevenção ao escorbuto (carência grave de vitamina C na dieta) na tripulação. Depois a receita foi disseminada na América pelos conquistadores Europeus.

Rica fonte de vitamina C, vitamina A e vitamina B6, possui antioxidantes, protege o corpo de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de potencializar a absorção de ferro.

Gostou? Então veja algumas possibilidades de como incluir o repolho na sua alimentação!

Foto: Isla Sementes.

Foto: Isla Sementes.

 

Repolho Híbrido Blue Canyon

Bem verdinho, redondo e compacto. A grande quantidade de folhas proporciona ótimo rendimento desta variedade. É claro que este repolho pode ser consumido cru em diversos tipos de saladas, mas ele é perfeito para o preparo do tradicional chucrute!

Repolho Híbrido Roxo Super Red

Possui folhas bem firmes e é indicado para o cultivo baby leaf*. Ideal para saladas, combina especialmente com aquelas temperadas com maçã e uva passa.

 

*Baby leaf são folhas de hortaliças colhidas antes do tempo em que tradicionalmente se costuma consumí-las. Também é conhecido como folhas jovens, ou ainda mini-hortaliças.

 

Fonte: Sem Stress.