17 de Fevereiro de 2016

ABC das hortaliças: salsa

A salsa também chamada de “tempero verde” é cultivada em grande parte do mundo, sobretudo nas regiões de climas temperados. É um verdadeiro coringa na culinária! Vai bem com quase todos os tipos de pratos e lanches. E para quem usa tanto esse ingrediente no dia a dia pode ser até uma surpresa saber que existe mais de uma variedade de salsa. Quer saber como usá-las melhor? Veja as diferenças:

abc-salsa60anos

Salsa Lisa: é a que tem sabor mais acentuado para se misturar à comida. O caule é muito utilizado para acrescentar um sabor mais forte para a comida. Uma dica para deixar a sua receita com o gosto de salsa bem forte é amarrar alguns caules juntos e colocar dentro de sopas ou comidas com muito líquido e depois é só jogar fora o feixe. É com certeza uma grande presença na culinária brasileira, a combinação perfeita para saladas e para compor pastinhas para servir com pães.

Salsa Crespa: seu sabor é mais leve, ideal para dar cor as receitas. E quando pensar em massa, pode apostar na salsa crespa! Além de ser ótima para salpicar e temperar molhos, você pode até preparar um pesto com ela. Fica uma delícia!

Salsa Graúda Portuguesa: cultivada largamente na Europa e pouco conhecida no Brasil. Suas folhas são grandes e tem um gosto robusto, ideal para acompanhar carnes fortes.

E não esqueça de armazená-las de forma correta para que possam durar mais tempo na sua cozinha. Seguem algumas dicas:

– Localize os ramos que já estão murchando e corte-os para conservá-las por mais tempo;

– Se os maços estiverem frescos, enrole-os em sacos plásticos para acondicionar na geladeira

– Se quiser guardar por mais tempo, pode congelar. Corte ela picadinho e coloque em uma tigela de gelo com um pouco d´água e guarde no congelador ou freezer. Depois quando precisar é só colocar um cubo de gelo de salsa dentro da comida.

1

E aí, que tal incluí-la em seus pratos?