O alho-poró, também chamado de alho-porro ou alho-francês, pertence à mesma família dos alhos e das cebolas, e pode ser cultivado na sua horta! Na cozinha, ele pode ser consumido cru, cozido, assado ou refogado e dá gosto a molhos, saladas e caldos.

Para ter uma produção saudável na sua horta, atente-se a alguns cuidados que podem fazer a diferença no sucesso do seu plantio. Veja nossas dicas de cultivo de alho-poró:

1 – Certifique-se de que está plantando na época e local certos

O alho-poró é uma planta que se adapta melhor ao clima ameno, com temperaturas entre 13°C e 24°C, por isso, é indicado para o plantio nas regiões Sul e Sudeste e entre os meses de fevereiro e julho. Ele pode ser cultivado em clima mais quente, basta que o solo seja mantido bem úmido. Mesmo assim, é normalmente necessário um período de temperaturas relativamente baixas para que a planta se desenvolva bem.

2 – Escolha um local de plantio iluminado

Em geral, todas as hortaliças precisam de pelo menos 3 horas de sol direto por dia. Se você tem menos do que isso, não desanime: as plantas são seres vivos e podem se adaptar a diversas circunstâncias. Caso você escolha um local com muitas horas de incidência de sol, ajuste a irrigação, dando mais água para que a terra não fique seca e a planta seja prejudicada.

3 – Mantenha o solo ideal para o desenvolvimento da planta

O solo deve ser bem drenado, leve e rico em matéria orgânica. Recomendamos o uso de substrato para jardinagem, que já vem preparado para o cultivo de hortaliças e plantas em geral!

4 – Irrigue corretamente

Todas as plantas precisam de água para sobreviver, mas é importante saber irrigar na medida certa. Use borrifadores ou regadores para que a água caia delicadamente sobre o solo e mantenha-o sempre úmido, mas nunca encharcado. Encharcar a terra pode causar um “adensamento”, fazendo com que ela se solidifique em um bloco endurecido, e impedindo as raízes de se desenvolverem.

5 – Cuidados no semeio

Para que suas plantas cresçam com mais facilidade, sugerimos que o plantio inicial seja realizado em uma sementeira. Depois de encher a sementeira com o substrato, deposite 3 sementes em cada sementeira e cubra com uma fina camada do substrato. Regue com borrifador  durante os primeiros dias. Se todas as sementes germinarem, descarte as excedentes de modo que sobre apenas uma por nicho. Transplante-as para um vaso ou canteiro definitivo quando as mudas atingirem 10cm de altura. O alho poró cresce bem em vasos a partir de 20cm de profundidade. Se você preferir, pode plantar direto no local definitivo, o espaçamento recomendado é de 15 a 20 cm entre as plantas.

6 – Hora da colheita!

Entre 120 e 140 dias após o semeio, seus alhos-porós devem estar prontos para a colheita. A planta é geralmente colhida inteira. O caule branco é a parte mais utilizada na gastronomia, mas as folhas também podem ser consumidas.

Gostou das dicas? Adquiras as sementes online em www.isla.com.br, pelo 0800 709 5050 ou pelo Whatsapp (51) 98412 8415. Depois do plantio, compartilhe as fotos da sua horta com a gente usando a hashtag #minhahorta nas publicações!