Neste ano, o mês de setembro foi palco de uma iniciativa que trouxe novos significados para a alimentação dos brasileiros! Com o intuito de tornar real a valorização dos produtores e uma alimentação mais justa, responsável e saudável para todos, se concretizou o Movimento Setembro Verde. Em formato de compartilhamento de receitas saudáveis, oficinas de horta em casa, palestras, feiras, conversas com produtores, workshops, promoções e muita gastronomia, a iniciativa se estendeu em todo o território nacional, crescendo a cada semana.

O Setembro Verde teve muito alcance nas redes sociais, sendo compartilhado por diversas pessoas dos mais variados lugares de fala, que se engajaram de distintas formas, correspondendo ao intuito do movimento: ser feito por todos e para todos. As pessoas disseminaram hábitos por uma alimentação saudável compartilhando fotos de cultivo em casa e dicas de horta, explorando propriedades nutritivas dos alimentos, e até mesmo criando vídeos explicativos sobre temáticas importantes dentro da alimentação, como o reaproveitamento de alimentos, o não desperdício e frutas e verduras da safra.


Diversos brasileiros compartilharam em suas redes sociais receitas, imagens de
sua horta,
dicas para uma alimentação mais saudável e a alegria dos sabores que vem da terra. O Movimento foi se intensificando em cada compartilhamento!

O Setembro Verde contou com a participação de empresas, restaurantes, horticultores, chefs de cozinha, projetos sociais, influenciadores, nutricionistas, instituições de ensino e pessoas de todo o Brasil. Juntas, elas contribuíram para a disseminação de informações e vivências por uma alimentação mais saudável.

Temáticas como comida de natureza, sazonalidade, sustentabilidade, hortas em casa, diversidade na alimentação e valorização dos produtores marcaram este mês. O Movimento retratou as diferentes falas de dentro da cadeia da alimentação brasileira, buscando aproximar todos os elos que a compõe e trazendo soluções práticas e cotidianas para tornar a alimentação dos brasileiros mais saudável e equilibrada.

Chefs renomados como Rodrigo Bellora, Marcelo Schambeck, Manu Buffara e Marcos Livi desenvolveram menus e pratos especiais para o movimento, disponibilizando refeições criativas em seus restaurantes, todas protagonizadas por hortaliças e frutas. Se juntaram a eles restaurantes de todo país e nutricionistas com dicas imperdíveis, como Simone Bach, da Cozinha de Bach. Além deles, apoiadores como o Destemperados, Bendita Horta e Mercado Central de Belo Horizonte proporcionaram momentos de troca por meio de palestras e workshops.


Na imagem você confere pratos desenvolvidos por diversos Chefs especialmente para o Movimento Setembro Verde!

Produtores também se engajaram na causa, expondo vivências de campo, apresentando os alimentos da safra e oferecendo promoções para estimular o consumo de frutas e hortaliças. Suas histórias também foram contadas pelo apoiador Ecohistorias, que narrou a realidade dos produtores da Feira Ecológica de Porto Alegre, aproximando os consumidores deste público. Essenciais na garantia dos alimentos de todos os brasileiros, eles também compartilharam conhecimentos sobre práticas sustentáveis que podem ser aplicadas na produção. Um dos exemplos foi o Curso de Agrofloresta Sintrópica, promovido pelo Sítio Arvor(e)ser, que provou que a agricultura pode conciliar os princípios da floresta com a produção de alimentos.


Sítio Arvor(e)ser promoveu o Curso de Agrofloresta Sintrópica


Hortaria Delivery participou com promoções de frutas e hortaliças, além de divulgar o Movimento e estimular hábitos de uma alimentação mais saudável

Levando a natureza para dentro de casa e do cotidiano, iniciativas como as oficinas de horta da ISLA Sementes e lançamento do livro “Minhas Plantas – Jardinagem Para Todos (Até Quem Mata Cactos)”, da Carol Costa, fomentaram a ideia de buscar uma alimentação mais saudável e conectada com aquilo que vem da terra. A mobilização também aconteceu por parte de crianças, que além de participarem de oficinas, incentivaram uma alimentação mais saudável em momentos como a Feira Ecológica do Amigos do Verde, aberta à comunidade todas quartas e sextas-feiras, na calçada da Escola.

     
Das sementes ao prato: Setembro Verde contou com oficinas de horta além de Palestra e Cook Show com o Chef Rodrigo Bellora, que abordou temáticas como Cozinha de Natureza, sustentabilidade e Movimento Slow Food.

O Setembro Verde, iniciado por Laura Bier, fundadora da plataforma Roubadinhas, Diana Werner, presidente da ISLA Sementes, e Roberta Silva, fundadora da Mescla, colocou luz a dados alarmantes sobre a saúde e alimentação no Brasil. Em seu primeiro ano, o movimento impulsionou a sociedade civil a se manifestar, unida, e buscar soluções para tornar real uma alimentação melhor no Brasil.

No ano que vem o Setembro Verde promete ter ainda mais alcance! E se você quiser saber mais sobre como foi esse movimento e quem participou, busque a hashtag #SetembroVerde no Instagram e Facebook! O setembro já acabou, mas você pode seguir compartilhando hábitos para uma alimentação mais justa e saudável 😀 Siga dividindo o seu conhecimento, receitas, fotos da horta em casa, e estimule cada vez mais brasileiros e terem uma alimentação melhor! Vamos Comer Melhor?