Ter uma horta em casa muda a relação que temos com a comida. Já imaginou ter à disposição as suas hortaliças e temperos preferidos, bem fresquinhos? Semear a terra e ver o crescimento das sementes é um processo muito gratificante! E para garantir a colheita, existem alguns cuidados essenciais. Conheça os sete erros mais comuns na horta para evitá-los e alcançar o sucesso:

1 – Enterrar demais as sementes
As sementes devem ficar bem próximas da superfície (máximo de 0,5cm), senão elas não têm força para germinar.

2 – Usar sementes demais em cada buraquinho
Para que as plantas cresçam bem e tenham espaço necessário para se desenvolver, para a maioria das cultivares recomendamos o uso de 3 sementes em cada buraquinho. As exceções são as plantas que nascem em “maços”, como salsinha, cebolinha e coentro. Nesse caso, coloque 8 sementes por buraquinho.

3 – Regar de maneira incorreta
A rega é uma das partes com mais frequência de erros na horta. O ideal é que a irrigação seja feita através de borrifador até que as mudas cheguem a 10 cm de altura. Depois disso, use um regador e cuide para que a terra nunca fique encharcada e nem seca demais. A quantidade de água vai depender da quantidade de sol e calor às quais a planta vai ser exposta.

4 – “Socar” a terra
Não tente socar a terra, deixando-a mais firme. Isso faz com que o ar presente no solo vá embora, não deixando espaço para as raízes crescerem.

5 – Esquecer de adubar
As plantas também precisam de nutrientes. Adube no mínimo uma vez por mês a sua horta com Fertigarden Multiuso ou intercale diversos adubos orgânicos (húmus de minhoca, farinha de osso, sachê de chá, adubo de composteira, etc).

6 – Errar nas plantas companheiras
Algumas plantas não se dão bem juntas e podem atrapalhar o desenvolvimento uma da outra. Escolha para o mesmo vaso as plantas com necessidades parecidas de sol e água. Sugestões de combinação: manjericão, salsa e coentro ou alecrim, sálvia e orégano. Se for plantar hortelã, deixe sempre em um vaso sozinho, pois ela tem raízes invasoras que se espalham pelo jardim.

7 – Deixar as plantas em local sem sol direto
Todas as plantas precisam de pelo menos 3h de sol direto por dia. Com menos que isso, elas podem ter um crescimento lento ou até não vingarem. Escolha um local bem ensolarado para a sua horta!

Você pode conferir outras dicas que vão ajudar a sua horta na 3ª temporada da websérie #MINHAHORTA. Veja os 5 episódios aqui e compartilhe com os seus amigos! 🙂