Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. Por isso, fique sempre atento ao que está comendo e procure sempre por alimentos naturais e frescos, evitando, ao máximo os produtos industrializados. E vamos combinar, é fácil – e delicioso! – incluir no cardápio opções saudáveis, heróis da resistência e da longevidade.

Uma-alimentação-saudável-como-fito-nutrientes1

Mas, o #vamoscomermelhor vai além. Levantamos a bandeira de uma alimentação saudável e mais consciente, mas também estamos atentos ao impacto que os alimentos causam no meio ambiente. E uma coisa é certa: o desperdício de alimentos impacta, e muito, a natureza.

Todo alimento que se perde, não importa a fase do processo produtivo, vai impactar também, o meio ambiente. Ou seja, é uma ameaça à biodiversidade (pelo uso excessivo dos recursos naturais), gera uma quantidade de lixo excessiva (cada vez sem mais espaço para descarte) e, também, produz emissões de metano, gás do efeito estufa.

3408e9ee-62fd-4d82-b529-1ae7544f79de.jpg

Estamos na Semana do Meio Ambiente, e as informações não são muito animadoras: a humanidade desperdiça 1,3 bilhão de toneladas de comida/ano em todo o mundo. Isso representa 33% de tudo que é produzido no planeta, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Este mesmo documento afirma que o desperdício está presente em toda a cadeia produtiva. O relatório destaca: “Isso acontece principalmente por costumes já arraigados, como hábito de comprar mais do que o necessário e falta de planejamento, sendo influenciadas por técnicas de marketing que encorajam a comprar sempre mais”.

Evitar o desperdício de alimentos é essencial para diminuir impactos no meio ambiente, garantindo assim a fonte de alimentos e a manutenção da vida de todas as espécies. E a mudança começa dentro da nossa casa. Lembra da ONG Banco de Alimentos que falamos nesse post? Essa e outras iniciativas chegam para encher nossos pratos de sabor e criatividade em prol da sustentabilidade e do meio ambiente!

46115_428881760514978_416375862_n

Em breve você vai poder acompanhar no aqui dicas de como comprar os vegetais, para melhorar o armazenamento e a longevidade deles em casa, diminuindo o desperdício sem ter que aumentar a frequência das compras. Então, não perca os próximos posts!

Vamos fazer a nossa parte?

Fonte: http://www.revistaterradagente.com.br/noticias/NOT,0,0,999991,Desperdicio+de+alimentos+tambem+impacta+o+meio+ambiente.aspx