Para saborear o sucesso de sua horta, alguns cuidados são necessários 🙂 E a poda é um deles! Além de deixar as cultivares com uma aparência melhor, esse processo tem o papel de fortalecer as plantas e propiciar a continuidade do crescimento.

As ervas e temperos devem ser podados antes do aparecimento de flores, que consomem muita energia da planta e absorvem o sabor que poderia estar mais concentrado nas folhas, como é o caso do manjericão. Quando feita em período inicial da floração, a colheita proporciona o uso de ervas e temperos em seu ponto máximo de aroma e sabor.

Algumas plantas podem ser mais podadas (colhidas) que outras, como é o caso da salsinha, cebolinha e coentro, que podem crescer até quatro vezes após uma poda total. Manjericão, orégano e hortelã também toleram mais podas, desde que elas sejam feitas de forma moderada. As plantinhas mais rígidas e de caule mais duro, como o alecrim, tem um crescimento mais lento, então é necessário o cuidado com podas excessivas.

Colheita de plantas de caule rígido: São plantas como o alecrim, e na hora de colher ou podar o ideal é que você escolha sempre os ramos mais compridos. Após escolher, corte de 5cm a 7cm finais do ramo.


Escolha os ramos mais compridos do alecrim e corte de 5cm a 7cm das pontas

 Colheita de plantas de caule semi-rígido: São plantas como o manjericão, hortelã e sálvia. Elas devem ser podadas no ramo que fica logo acima do nó (bifurcação), pois isso dá continuidade ao crescimento. Cuidado para que o corte não seja feito com muito distanciamento do nó, pois isso pode levar à estagnação do crescimento da área.


O corte no manjericão deve ser feito acima ao nó, mas não muito distante dele

Poda de manutenção: Garante temperos saudáveis e cheios de aroma! O indicado é cortar os dois últimos nós dos ramos mais longos de suas plantas. Cortando as pontas dos brotos, a planta se desenvolverá mais forte, pois a energia será direcionada para os brotos laterais, que ficam na parte inferior do talo. Isto propicia uma plantinha sem talos longos e mais cheia 😀

Poda total: Geralmente acontece para o consumo em grande quantidade, ou quando a planta está severamente debilitada e com muita quantidade de bichinhos indesejáveis. Essa poda faz com que a planta rebrote mais forte, e o tempo varia de acordo com cada tipo de tempero. Plantas de caules mais rígidos vão demorar mais para crescer, já as plantas sem caule ou com caule mole podem crescer em torno de duas semanas.  É possível fazer este tipo de poda em salsinha, cebolinha, coentro e hortelã. A hortelã pode ser podada na altura do solo, e nestes casos é preciso deixar 3cm de caule, que garante o rebrotamento. Já a salsinha deve ser podada acima da sua primeira ramificação.

Como colher:  Na hora da colheita você pode utilizar uma tesoura 🙂 É importante lembrar que algumas plantinhas preferem ser colhidas com as mãos, como é o caso da cebolinha e da cebolete! Cultivares como a cebolinha, salsa e coentro devem ser colhidas de fora para dentro, assim as folhas mais antigas são comidas antes e você aproveita melhor seus temperos e ervas! Para deixar o manjericão, orégano e alecrim mais cheios, a orientação é que você colha de cima para baixo.


Você pode colher cebolinhas com as mãos

Compartilhe o seu cantinho verde e experiência de horta usando a hashtag #minhahorta 😀