A Feira Ecológica do Bomfim, que acontece no parque Farroupilha na capital gaúcha, é uma das primeiras feiras ecológicas do Brasil. Com 30 anos de existência, o local é um ponto de encontro tradicional entre os gaúchos da capital e grande fornecedor de hortaliças para a região. 

As medidas de distanciamento social, necessárias devido à pandemia de coronavírus (COVID-19) causaram grande impacto para feirantes de todo o Brasil, fechando várias feiras pelo país. No entanto, com o objetivo de garantir alimentos orgânicos e saudáveis para a população, a equipe da responsável pela organização do evento da Feira Ecológica do Bomfim foi pioneira na adoção de medidas protetivas para garantir a saúde de seus frequentadores e expositores. 

Ainda antes de qualquer publicação de decretos nas esferas municipal e estadual, a equipe já alertava consumidores e feirantes sobre a adoção de medidas preventivas. Em 13 de março, o coletivo de venda de produtos orgânicos certificados, maior a céu aberto da América Latina, entrevistou especialistas, reuniu dados oficiais dos órgãos de saúde e lançou informe orientando que consumidores e feirantes cumprissem as regras de higiene e adotassem cuidados no ambiente de feira. 

Passados pouco mais de 30 dias, e pela primeira vez na história, um dos grandes diferenciais na Redenção tem sido o fechamento da Avenida José Bonifácio para passagem de carros no lado junto ao Parque Farroupilha. Isso vem permitindo a montagem das bancas em três fileiras ao invés de duas, maior espaçamento entre as bancas e ampliação dos corredores de dois para cinco metros. Para que isso ocorra, os feirantes têm solicitado autorização semanal junto à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), desembolsando pelo pagamento das vagas do Zona Azul.

Além de mais espaços entre as bancas, os expositores têm delimitado linhas de contenção, disponibilizado álcool em gel e atendendo poucos clientes por vez. O uso de máscaras de proteção adequadas é acessório essencial nos rostos de todos os feirantes.

  

Essas medidas têm sido muito bem recebidas pelos frequentadores, que garantem se sentir seguros em suas compras semanais nos relatos recebidos nas redes sociais da feira. 

A feira ocorre todos os sábados, das 7h às 13h, e vem abastecendo a população com alimentos frescos e saudáveis desde agosto de 1991.

  

Acompanhe a Feira Ecológica do Bomfim pelo Instagram ou Facebook

Fonte: Assessoria de Comunicação da Feira Ecológica do Bomfim

Imagens: Equipe Vamos Comer Melhor