O uso de flores comestíveis na alimentação vem crescendo cada vez mais no Brasil. Além do circuito gastronômico de restaurantes renomados, é possível encontrar essas preciosidades em feiras e até mesmo mercados. Mas nem todas as flores comestíveis vêm das sementes de flores. E muitas delas podem estar na sua horta, em hortaliças plantadas com outra finalidade!

Com sabores variados, as flores que nascem de plantas de hortaliças podem dar aos pratos um tom alegre e fresco. No caso dos exemplos abaixo, primeiro nasce a flor, e da flor nasce o fruto. Por isso, sugerimos que você não colha todas as flores caso queira comer os frutos. Inclusive, você pode combinar as flores com os frutos que se originam delas, usando a sua imaginação para trazer sabor ao prato!

Conheça quatro flores comestíveis que vem das hortaliças: 

Flor do manjericão 


O manjericão é um dos temperos mais aclamados da horta, e as flores podem ser utilizadas quando frescas ou secas.  Frescas podem acompanhar saladas, pratos principais e são usadas no preparo de chás. Outra opção é fazer uma manteiga aromatizada com a flor fresca do manjericão, que fica deliciosa com legumes e massas. Se você colheu as flores e ainda não quer usá-las, é possível congelar e posteriormente usar no preparo de molhos e sopas. A versão seca é indicada para aromatizar vinagres e também para perfumar álcool de limpeza.

Flor da abóbora


Essa é uma das flores comestíveis mais conhecidas dentro da gastronomia. As flores amarelas da aboboreira podem ser recheadas, refogadas, empanadas, misturadas a risotos, guisados e omeletes. Também podem ser servidas em saladas ou até mesmo batidas em sucos. São muitas opções para enriquecer o seu prato!

Flor do feijão


A flor do feijão pode ser encontrada em diversas cores, dependendo da variedade plantada.  Com gosto adocicado, semelhante ao do próprio feijão, ela é ideal para sopas e refogados. Também pode ser comida crua, harmonizando bem em saladas e pratos frios.

Flor do pepino


Amarelada, a flor do pepino lembra o gosto do picles. Pode ser usada em saladas, como aromatizadora e na decoração de pratos. Outra opção deliciosa é usá-la no preparo de lanches e entradas.

Cada flor confere sabores diferentes aos pratos e por isso é importante pesquisar antes de consumir. Além das flores de hortaliça, a ISLA tem mais de 30 espécies diferentes de flores comestíveis, cada uma com sabor característico. As mais procuradas para fins gastronômicos são: Amor Perfeito, Capuchinha, Tagete e Caliopsis. Conheça elas aqui! Quando você comprar sementes e quiser saber se as flores são comestíveis, confira o selo de nossas embalagens, que indicam quais são adequadas para o consumo 🙂

E você, já comeu as flores das hortaliças? Compartilhe conosco quais são as suas preferidas e como você as utiliza na cozinha!