Se o seu sonho sempre foi ter tomates fresquinhos na sua própria horta, boa notícia: você pode plantar em vasos na sua casa! Basta ter um local com cerca de 4 horas de incidência de sol, um vaso grande (indicamos acima de 5 litros) e um pouquinho de dedicação e carinho.


Em geral, os frutos estão prontos para colheita ente 90 e 120 dias após o plantio! Já imaginou ter tomatinhos assim para fazer suas próprias receitas?

Escolha a sua variedade favorita aqui para iniciar a sua horta.

Veja agora as dicas para cuidar dos tomates:

  • Para evitar que os galhos tombem com o peso dos frutos, use estacas para ajudar na sustentação. O ideal é que sejam estacas novas presas à planta por fitilhos descartáveis de plástico (como os de embalagem de pão), pois eles reduzem o risco de contaminação.
  • Quando a colheita começar, elimine todas as outras brotações e as folhas velhas que estiverem abaixo dos cachos já colhidos.
  • Evite que a planta enfrente temperaturas extremas (<12°c ou >35°c), pois isso irá diminuir a quantidade e a qualidade dos frutos.
  • Atente-se para que o vaso esteja com boa drenagem. Uma dica é utilizar argila expandida no fundo do vaso e uma camada de areia antes de fazer o preenchimento com terra. Veja como fazer aqui!
  • O excesso de água pode ser fatal. Controle a irrigação de modo que a terra esteja sempre úmida, mas nunca encharcada. Uma boa opção é usar sistemas de gotejamento, como o Rega-Fácil.

Para tirar mais algumas dúvidas, assista também ao episódio do Minha Horta em que a Carol Costa aborda o cultivo de tomates!

Vai plantar? Não esqueça de marcar as fotos das suas plantas com a hashtag #minhahorta no Instagram, assim também podemos acompanhar o crescimento delas J