Ele surgiu na Europa e era bastante popular no Império Romano. Chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos, em 1900, e até hoje seu verde profundo colore nosso prato. Da família das crucíferas, parente da couve-flor e do repolho, o brócolis é um vegetal popular não apenas na mesa, mas também nas pesquisas científicas, sendo um dos alimentos mais relacionados a prevenção de vários tipos de câncer.

Grilled Broccoli - Raw

Foto: Pinterest.

Ele é o campeão de ferro entre as hortaliças e um grande aliado no combate à anemia. Rico em cálcio, auxilia principalmente as mulheres contra perda óssea. Mas são os betacarotenos, luteínas, zeaxantinas e os carotenoides antioxidantes que atuam na prevenção das doenças do envelhecimento.

Quando for comprar, escolha sempre os mais verdinhos, manchas amareladas indicam que ele está passando do ponto. E atenção, por ser uma hortaliça delicada, é importante conservar em refrigeração.

Não é pouca coisa, né? E se a gente dissesse que, além de supersaudável, o brócolis compõe deliciosas comidas? Confira aqui três receitas que selecionamos a dedo e depois nos conte qual você mais gostou!

Quiche de brócolis do Blog Pitadinha

Foto: Pitadinhas.

Foto: Pitadinhas.

Cheio de dicas gostosas, o blog não deixa ninguém na mão, pois costuma indicar receitas com ingredientes acessíveis que todo mundo tem em casa. Veja a receita de quiche e mãos ao forno!

Torta de liquidificador de brócolis e tomate cereja do Blog Culinarístico

Foto: Culinarístico.

Foto: Culinarístico.

Quer chegar em casa e comer algo saudável e prático? A receita dessa torta é exatamente o que você procura. E de onde vem esta, tem muito mais!

Carne com brócolis do Blog Comidinhas da Patroa

Foto: Comidinhas da Patroa.

Foto: Comidinhas da Patroa.

Do outro lado do mundo direto para sua mesa, o blog mostra que os orientais também gostam de brócolis, confira esta receita com inspiração no tradicional Yakissoba.

 

Fonte: Beleza e Saúde.