Ela remonta de tempos pré-históricos, passou pelo Império Romano, já foi alimentação oficial de animais domesticados na Europa e desapareceu da mesa na Idade Média para voltar no século 16. Mas foi apenas no século 19 que o cultivo da beterraba se consolidou e expandiu para o mundo, inclusive aqui para o Brasil. Todo esse sucesso se deve à descoberta de que a beterraba é uma poderosa fonte de açúcar, o que fez pipocar fábricas de extração no velho e no novo mundo.

Foto: Pinterest.

Foto: Pinterest.

Hoje em dia, porém, os nutrientes e benefícios desta hortaliça são conhecidos e continuamente estudados. Com várias substâncias antioxidantes, tais como licopeno, carotenóides e betacianina, ela tem alto poder de combate aos radicais-livres. Além disso, a oferta de nutrientes é farta! Vitaminas A, K, B1, B2, B5, B6, B9, C, E, cálcio, potássio, ferro, cobre, manganês e magnésio. Tudo isso combinado auxilia na prevenção de doenças, em especial as cardiovasculares, alguns tipos de câncer (pele, fígado e pulmão), catarata e perda de visão devido a danos na retina.

Pesquisas recentes, da Universidade Queen May, no Reino Unido, apontam ainda, que a beterraba é fonte de nitrato, substância considerada potente vasodilatador natural. Com isso eles descobriram que beber um copo de suco (250ml) de beterraba por dia derruba os níveis de hipertensão.

Já está mais do que provado que a beterraba é uma importante aliada para dar uma turbinada na saúde. Deliciosa, ela ainda é versátil e compõe diversas receitas. A gente selecionou algumas para você incluí-la de uma vez por todas na sua vida!

Bolo de beterraba e chocolate do Blog Gordelícias

Foto: Blog Gordelícias.

Foto: Blog Gordelícias.

Recheado de receitas deliciosas, essa é a melhor definição do Gordelícias. E olha que legal, é possível conciliar ingredientes saudáveis e guloseimas, como nesta receita de Bolo de Beterraba e Chocolate!

 

Macarrão com molho de beterraba e gorgonzola do Blog Cozinhando para 2 ou 1

molhodebeterrabacomgorgonzola_cozinhandopara2ou1

Foto: Blog Cozinhando para 2 ou 1.

Comer bem pode ser fácil, sem desperdícios e sem complicações. É nisso que acredita o blog Cozinhando para 2 ou 1, lá tem inúmeras receitas gostosas de fazer, especiais para uma ou duas pessoas, bem como o nome antecipa! Olha essa com beterraba que selecionamos aqui!

Suco vermelho antioxidante do Blog da Mimis

suco-antioxidante-vermelho-detox-michelle-franzoni-blog-da-mimis_-21

Foto: Blog da Mimis.

Saúde para dar e vender! O Blog da Mimis tem muitas dicas para botar sua vida no caminho do bem: bem-estar, bem viver, bem comer… A receita deste suco é um ótimo começo!

 

Fonte: Revista Saúde é Vital.