27 de setembro de 2018

7 dicas para cultivar alecrim

O Alecrim é um dos temperos mais versáteis na gastronomia. Apesar do seu sabor marcante, ele vai bem com uma diversidade de ingredientes, dos quais se destacam batatas, peixes, carnes, aves, abóboras, massas e até doces.

Para ter essa planta super saborosa e aromática na sua horta, alguns detalhes são essenciais. Por isso, aí vão algumas dicas de cultivo para que você tenha sucesso com o seu alecrim!

Antes de tudo, fique sabendo que o alecrim é uma planta perene, ou seja, ela pode ser plantada apenas uma vez e irá produzir ramos por muitos anos se bem cuidada. Agora vamos às informações:

  • O alecrim é uma planta de origem mediterrânea, sendo muito resistente ao calor, à falta de umidade e ao vento. Por isso, ele pode ser cultivado em uma mistura de 3 partes de substrato para 1 parte de areia. Se for plantar em vaso, prefira um de tamanho grande, para que haja grande disponibilidade nutricional e de espaço para a planta.
  • Geralmente, o alecrim não suporta temperaturas muito baixas, embora as plantas mais velhas sejam mais resistentes, o ideal é protegê-la de geadas ou do frio extremo.
  • Sol é essencial. Mantenha a sua planta em um local com pelo menos 3 horas de solar luz direta por dia.
  • Nos primeiros meses de plantio, mantenha o solo sempre úmido. Quando a planta já estiver bem desenvolvida, ela irá resistir a períodos curtos de seca, por isso as regas podem ser mais esparsas.
  • Vai plantar mais de uma semente? Atente-se para o espaçamento ideal entre plantas, que deve ser de mais de 50cm.
  • A partir dos 90 dias já será possível colher as primeiras folhas, mas se você estiver sem pressa, nossa recomendação é esperar até o segundo ano da planta. Alecrins bem cuidados podem produzir por mais de 10 anos! Para que isso aconteça, não esqueça de adubar a cada 2 meses com Adubo Organomineral.
  • Não descarte as flores, elas são comestíveis e dão um toque super especial a saladas e diversos tipos de pratos.

Clique aqui para adquirir suas sementes de alecrim.

Quer saber mais sobre o cultivo de temperos? Veja aqui mais dicas da nossa websérie Minha Horta: