Quer plantar os seus próprios jilós e não sabe por onde começar? Calma, a gente…
Como regar corretamente as plantas
Quem tem horta sabe que a parte mais importante para a manutenção das plantar é a irrigação, mas esse assunto ainda gera muitas dúvidas. Por isso, hoje vamos ensinar algumas dicas básicas para que você aprenda a definir a maneira correta de regar a sua horta.
Cada planta consome uma quantidade específica de água, mas não é dificil descobrir a maneira correta de realizar as regas. Uma dica infalível é o teste do dedo!
É assim: se você tocar na terra que está na superfície do vaso e o seu dedo continuar limpo, é sinal de que a terra não está úmida o suficiente, ou seja, hora de regar! Mas se o dedo ficar com resquícios de terra, significa que ainda não é necessário irrigar novamente.
Veja mais dicas:
- Preste atenção na quantidade de sol e na temperatura da sua cidade. Quanto mais sol, mais água a sua planta deve receber. Em dias muito quentes, algumas plantas podem precisar de regas 2x por dia.
- Prefira usar regador ou borrifador, eles são ideais para que a água caia de maneira mais uniforme e delicada, sem compactar a terra.
- Não encharque o solo, isso pode causar compactação da terra dificultando o crescimento das raízes.
- Regue sempre nas horas de sol fraco, no início ou final do dia, assim você evita queimaduras.
- Para ter uma rega mais uniforme, use um gotejador!
- Evite molhar as folhas, a água deve ser aplicada diretamente na terra para evitar aparecimento de fungos.
Anotou tudo? Agora você pode cuidar ainda melhor das suas plantinhas!
Veja também como adubar corretamente a horta para que ela fique protegida contra bichinhos indesejados aqui!