Se você tem uma horta em casa, já deve saber que todas as plantas precisam…
6 fatos sobre PANC que você precisa saber
Você pode não saber, mas com certeza já teve contato com alguma PANC. Talvez você até já tenha provado alguma dessas iguarias, ou ainda, pode ter uma delas crescendo sorrateiramente no seu quintal ou na sua rua!
Selecionamos 6 fatos importantes que você precisa saber sobre esse assunto que já está dando o que falar na gastronomia e entre os apaixonados por hortas.
1 – O que são PANC?
PANC é a abreviação do termo “Plantas alimentícias não convencionais”. Este é um conceito que reúne plantas comestíveis, saborosas, ricas em nutrientes e benefícios à saúde, mas que não fazem parte dos nossos hábitos alimentares convencionais. Além disso, são plantas que tem propriedades agronômicas interessantes e geram ótimas oportunidades na horticultura.
2 – Muito além de mato: são benéficas para a saúde
Devido à fama crescente que vêm recebendo, algumas PANC estão sendo seriamente estudadas por trazer benefícios à saúde de quem as consome, como é o caso da Ora-pro-nobis, da Bertalha, da Trapoeraba, entre outros.
Suas principais contribuições estão no fácil suprimento de vitaminas, proteínas e fibras de baixo custo e bastante acessíveis.
3 – Podem ser parte da culinária local, em pratos que ultrapassam gerações
As PANC já foram chamadas de hortaliças “tradicionais” pois muitas influenciam as culinárias locais. Na região onde você mora, por exemplo, deve ter algum prato especial feito com uma planta bastante abundante na sua região. Conheça abaixo alguns exemplos:
No Amazonas e no Pará, o Jambu é ingrediente essencial no preparo do Tacacá e no Pato com Tucupi.
A Bertalha, no Rio de Janeiro, é feita refogada com ovos, um prato típico da região.
A Raiz Forte no Paraná e Santa Catarina, serve como tempero para diversos pratos.
Em Minas Gerais então, encontramos diversos exemplos: a Taioba, no prato Angu com Taioba. A Araruta, no mingau. Ora-pro-nóbis nos pratos à base de frango caipira ou costelinha.
São inúmeros exemplos na nossa rica culinária brasileira!
4 – Podem estar em todos os lugares: no campo ou na cidade
As PANC não estão apenas nas chácaras, hortas ou fazendas no interior. Em um breve passeio pela sua vizinhança, ou até mesmo no seu quintal, elas podem ser encontradas facilmente.
Qual dessas você já conseguiu encontrar por aí?
5 – Partes Alimentícias não convencionais
Além das plantas alimentícias não convencionais, também existem as “partes alimentícias não convencionais”. São aquelas partes das hortaliças que geralmente descartamos ou não temos o hábito de consumir e acabam sendo desperdiçadas ou negligenciadas. Você já provou alguma variedade dessa lista?
- Folhas de abóbora
- Brotação da planta de abóbora (cambuquira)
- Folhas de beterraba
- Folhas da cenoura
- Semente verde de capuchinha
- Bucha vegetal colheita jovem, verde
- Caule de mamão
- Flor de mamão
- Flores de feijão-vagem
- Flor de ervilha
Clique aqui para conhecer uma receita de Alcaparras de semente de Capuchinha
6 – São muito importantes para a soberania alimentar do Brasil
Como são muitas, de fácil cultivo e carregam, além de nutrientes e sabor, tradição e herança cultural, elas são de muita importância na batalha contra a fome e a desnutrição no nosso país.
Que tal espalhar essa informação para quem você acredita que possa se interessar e nos ajudar a tornar a alimentação saudável uma realidade para cada vez mais pessoas?
A ISLA Sementes já possui em sua linha de sementes algumas variedades PANC para cultivar na sua horta, veja: Faça o seu pedido e receba em casa as suas sementes!
Clique nas suas sementes, favoritas, faça o seu pedido e receba em casa as suas sementes!