Quem disse que horta não dá fruta? Estamos na época de cultivar melões e melancias…
Como plantar a sua própria horta de salada
Que ter uma alimentação balanceada melhora a saúde, todo mundo já sabe, mas plantar o seu próprio alimento traz ainda mais benefícios, pois conecta você com o ciclo da vida e faz com que as hortaliças e quem as produz se tornem ainda mais valiosas.
É por isso que hoje vamos ensinar você a plantar uma horta de variedades folhosas, ideais para saladas verdes refrescantes e super nutritivas.
Tudo que você vai precisar é:
- Vasos, floreiras ou um canteiro (um viveirinho para a produção inicial da muda é opcional)
- Água
- Substrato para jardinagem
- Pedrinhas
- Areia
- Sementes ISLA (alface, agrião, rúcula, acelga ou outras folhosas)
- Luz solar
- Paciência e dedicação
Primeiro, é hora de preparar o local de plantio, seja lá o que você escolheu:
Depois disso, é hora de semear!
Para semear folhosas, deposite 3 sementinhas em um buraco bem raso e cubra suavemente com um pouquinho de substrato (bem pouquinho mesmo). Regue com borrifador até que a planta esteja forte para ser regada com regador. Se todas as sementes germinarem, descarte as excedentes de modo que fique somente 1 plantinha por buraquinho. Se você estiver plantando rúculas, plante 8 sementes por buraquinho e deixe todas crescerem livremente.
Mantenha as plantas em um local que receba pelo menos 3h de sol direto por dia e irrigue sempre que necessário, mantendo o substrato sempre úmido, mas nunca encharcado.
Agora que suas plantas foram semeadas, você precisa de alguns cuidados específicos para elas, veja quais!
Gostou? Agora é só colher e se deliciar com as hortaliças que você mesmo cultivou! Em 20 dias após o plantio ja é possível colher folhas jovens. Se você quiser plantas adultas, espere mais 20 a 30 dias 😀