14 de outubro de 2014

Green School

Projetos inspiradores sempre tem um viés comum: educação. Ela é a base para as mudanças no comportamento do indivíduo, de um grupo ou de uma cidade inteira. O projeto de hoje vem lá do outro lado do mundo, é a Green School, que fica em Bali, na Indonésia.

Foto: Green School.

Foto: Green School.

A filosofia da Green School é viver o cotidiano na prática, e não apenas na teoria, com ações e pensamentos na mira da sustentabilidade. Ao estudar sobre o ciclo de vida de uma hortaliça, por exemplo, as crianças não o fazem através de livros, elas vão para a horta e participam ativamente de todos os processos: semear, colher, alimentar.

Foto: Green School.

Foto: Green School.

A estrutura da escola é pensada de forma a minimizar o impacto do homem na natureza. São placas de energia solar, separação dos tipos de lixos e até na hora da merenda o plástico foi banido, o lanche vem em cestas de bambu com folhas de bananeira.

Foto: Green School.

Foto: Green School.

O currículo cumpre todo o rigor acadêmico esperado de escolas e instituições de ensino e conversa harmoniosamente com o sistema de aprendizagem baseado na experimentação, que eles chamam de Estudos Verdes e de Artes.

Foto: Green School.

Foto: Green School.

Parece difícil compreender esse sistema que dá liberdade de escolha aos alunos e, ao mesmo tempo, os ampara e encaminha para a construção de seus projetos de vida. Tudo isso ainda não define o que é a Green School, pois ela não tem uma fórmula única, tem várias, e segue sempre em transformação, assim como as pessoas. O próprio diretor quando pensa os objetivos e o futuro da Green School cita “quero fazer com que isso aqui fique cada vez melhor e melhor”.

Foto: Green School.

Foto: Green School.

Para saber mais, dá uma olhada no vídeo do John Hardy, fundador da Green School. Ele conta sobre esse sonho que virou realidade!