A rúcula é originária da região do Mediterrâneo, mas muito popular no Brasil, principalmente nas…
Rúcula silvestre: uma paixão italiana para a sua mesa
Sabia que existe mais de uma variedade de rúcula? Nesta matéria você vai conhecer mais detalhes sobre a Rúcula Silvestre, uma variedade muito saborosa e de fácil cultivo.
Existem duas espécies de plantas que chamamos de rúcula: a Eruca sativa, a Rúcula Cultivada, mais conhecida e consumida no Brasil e a Diplotaxis erucoides, a Rúcula Silvestre, bastante conhecida e consumida na Itália e em outros lugares do mundo .
A rúcula silvestre, por muitos considerada uma PANC, possuem folhas pequenas e serrilhadas. Gostam de nascer espontaneamente em seu local de origem, a Itália. É uma planta rústica que tolera sol forte e solos secos, podendo ser cultivada em todas as regiões brasileiras.
De acordo com quem já provou esta iguaria, seu sabor é diferente da rúcula que já conhecemos: adocicado, picante e bastante perfumado. Na Itália, é a variedade mais consumida na culinária, sendo presente em pizzas, molhos e saladas, sendo também utilizada como tempero.
COMO CULTIVAR NA SUA HORTA EM CASA
Caso você queira colher as folhas baby leaf ou em tamanho convencional, o primeiro passo é escolher um local com no mínimo 4 horas de luz solar direta. Pode ser cultivada direto em canteiros, vasos ou floreiras.
Escolha um solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Coloque as sementes a 0,5cm de profundidade e mantenha regas diárias no começo ou no final do dia. As sementes irão germinar entre 4 ou 8 dias, sendo possível realizar a primeira colheita com 35 dias (verão) ou 45 dias (inverno).
Lembre-se: As folhas da Rúcula Silvestre em seu ponto de colheita ideal são menores em comparação com a rúcula cultivada. Caso as folhas passem demais do ponto ideal, ficarão mais fibrosas e menos palatáveis
Para produzir baby leaf, aguarde emergir as primeiras folhas adultas da planta e faça a colheita.
Clique aqui para adquirir as suas sementes de Rúcula Silvestre.
ARUGULA: UM ESTIMULANTE DA LIBIDO UTILIZADO DESDE O SÉCULO I
Na Itália a Rúcula Silvestre é conhecida como Arugula, a variedade de rúcula predominantemente consumida no país desde o Império Romano, quando já era muito consumida em função de suas propriedades afrodisíacas. A fama era tamanha que seu cultivo era proibido em hortas e jardins de monastérios da Igreja Católica.
CONHEÇA 6 RECEITAS DELICIOSAS COM RÚCULA SILVESTRE
Pesto de Rúcula Silvestre com Hortelã
Ingredientes
5 xícaras de rúcula silvestre
1/2 xícara de hortelã fresco
1/4 de xícara de amêndoas torradas
2 colheres de queijo parmesão ralado
2 dentes de alho
1 colher de chá de raspas de limão
1 colher de sopa de suco de limão fresco
3/4 de colher de sopa de sal
1/3 de xícara de óleo de oliva extra virgem
2 colheres de sopa de água morna
Modo de preparo
Pulse a rúcula, hortelã fresca, amêndoas torradas, queijo parmesão ralado (cerca de 2 colheres de sopa), dentes de alho, raspas de limão, suco de limão fresco e sal em um processador de alimentos até ficar bem picado. Com o processador em funcionamento, regue lentamente com azeite extra-virgem. Adicione água morna; processe até misturar.
Pizza de Rúcula Silvestre com cogumelos
Ingredientes
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 cebola picada em rodelas finas
2 xícaras de cogumelos crimini frescos
1 xícara e 1/2 de cogumelos portobello frescos
2 colheres de chá de alho picado
1/4 de colher de chá de sal
30 gramas de massa de pizza de trigo integral fresca
1/3 de xícara de queijo de cabra em pedaços
3/4 de xícara de queijo mussarela ralado
1 xícara de rúcula silvestre
1 colher de chá de suco fresco de limão
1 colher de chá de óleo de trufa (opcional)
Modo de preparo
Passo 1:
Coloque uma pedra de pizza ou assadeira no forno. Pré-aqueça o forno a 260°C. (Não remova a pedra de pizza enquanto o forno pré-aquece.)
Passo 2:
Aqueça o óleo em uma frigideira antiaderente grande em fogo médio. Adicione a cebola e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até ficar macia, por 1 a 2 minutos. Adicione os cogumelos e o alho; cozinhe, mexendo sempre, até o líquido quase evaporar, por 5 a 6 minutos. Retire do fogo. Polvilhe com 1/8 colher de chá de sal e reserve.
Passo 3:
Enrole a massa em um círculo de 13 polegadas em um grande pedaço de papel manteiga; fure bem com um garfo. Polvilhe queijo de cabra sobre a massa; espalhe a mistura de cogumelos sobre o queijo. Cubra com mussarela.
Passo 4:
Coloque a massa (no papel) na pedra pré-aquecida; asse a 260° C por 13 a 14 minutos.
Passo 5:
Misture a rúcula com suco de limão. Cubra a pizza com a mistura de rúcula; regue com azeite de trufas, se desejar, e polvilhe com o restante 1/8 colher de chá de sal. Corte em 8 fatias.
Atum grelhado com molho de tapenade
Ingredientes
1/2 xícara de tomates cereja cortados ao meio
1/3 de xícara de azeitona preta picada
1/4 de xícara de manjericão fresco, picado
1/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
2 colheres de sopa de chalota picada (pode ser substituído por cebola)
1 colher de sopa de alcaparras
1/2 colher de chá de de sal
Óleo para cozinhar
3/4 colher de sopa de pimenta do reino
4 xícaras de rúcula silvestre
2 colheres de chá de suco de limão fresco
Modo de preparo
Passo 1:
Misture os tomates, as azeitonas, 2 colheres de sopa de manjericão, 2 colheres de sopa de azeite, vinagre, salsa, chalota, alcaparras e 1/4 colher de chá de sal em uma tigela.
Passo 2:
Aqueça uma grelha ou frigideira de ferro fundido em fogo alto. Cubra a frigideira e o atum com óleo de cozinha. Polvilhe o atum com 1/2 colher de chá de pimenta. Grelhe o atum no grau desejado de cozimento, cerca de 2 minutos de cada lado para mal-passado. Deixe repousar 1 minuto. Corte contra a fibra em fatias de 1,2 cm de espessura. Polvilhe com o restante 1/4 colher de chá de sal.
Passo 3:
Misture a rúcula em uma tigela com suco de limão, 2 colheres de sopa de óleo restantes e 1/4 colher de chá de pimenta restante
Passo 4:
Cubra os bifes de atum uniformemente com salsa e polvilhe com as 2 colheres de sopa restantes de manjericão. Sirva com salada.
Quesadillas de brie, maçã e Rúcula Silvestre
Ingredientes
1 colher de sopa de mostarda Dijon
2 colheres de chá de cidra de maçã
3 tortillas de trigo
200g de queijo brie cortado em fatias grossas
1 Maçã Fuji sem caroço e cortada em fatias
3 xícaras de rúcula
3/4 de colher de chá de pimenta do reino recém moida
Modo de preparo
Passo 1:
Combine mostarda e cidra em uma tigela pequena; mexa bem.
Passo 2:
Aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo médio. Espalhe cada tortilha com cerca de 1 1/2 colheres de chá de mistura de mostarda. Coloque 1 tortilha, com o lado da mostarda para cima, na panela. Disponha um terço das fatias de queijo sobre metade da tortilha; cozinhe por 1 minuto ou até que o queijo comece a derreter. Disponha um terço das fatias de maçã sobre o queijo; cubra com 1 xícara de rúcula. Polvilhe com 1/4 colher de chá de pimenta. Dobre a tortilla ao meio; pressione suavemente com uma espátula. Cozinhe 2 minutos de cada lado ou até dourar. Retire da panela. Repita o procedimento duas vezes com as 2 tortilhas restantes, queijo, fatias de maçã, 2 xícaras de rúcula e 1/2 colher de chá de pimenta. Corte cada quesadilla em 4 fatias.
Salada de figo e rúcula com nozes e queijo de cabra
Ingredientes
1/2 xícara de nozes
1/8 de colher de chá de pimenta caiena
3 colheres de sopa de azeite de oliva
3/2 de colher de sopa de sal
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de chá de mel
1 lata de grão de bico lavado e seco
150 gramas de rúcula fresca
1/2 xícara de ficos secos, cortados em 4 pedaços
3/4 de xícara de queijo de cabra em pedaços
Modo de preparo
Passo 1:
Pré-aqueça o forno a 190°C. Misture as nozes, pimenta caiena, 1 colher de sopa de óleo e 1/8 colher de chá de sal em uma assadeira pequena. Asse até dourar, por cerca de 10 minutos. Retire do forno, e reserve.
Passo 2:
Misture o vinagre balsâmico, o mel, as 2 colheres de sopa restantes de óleo e 3/4 de colher de chá de sal restantes em uma tigela pequena.
Passo 3:
Misture o grão de bico, a rúcula, os figos e a cenoura em uma tigela grande. Cubra com queijo de cabra e nozes torradas. Para servir, coloque 2 xícaras de salada em cada uma das 4 tigelas; regue uniformemente com o molho.
Disco de massa folhada com brie e pesto de rúcula selvática
Clique aqui para assistir ao vídeo da receita
Ingredientes
2 discos de massa folhada pronta
1 queijo brie inteiro
pesto de rúcula
queijo parmesão ralado
clara de ovos
gergelim
Modo de preparo:
Passo 1:
Em um processador, processe um maço de rúcula silvestre, meia xícara de azeite de oliva, amêndoas em lascas e sal. Reserve.
Coloque o queijo brie no centro de uma das rodelas de massa folhada..
Passo 2:
Coloque a peça de queijo brie no centro de uma das rodelas de massa folhada e espalhe o pesto em volta. Cubra com a segunda rodela de massa folhada. Faça cortes da base da peça de queijo até as extremidades da massa folhada, por toda a circunferência. Gire os pedaços sobre o próprio eixo em seguida, com cuidado para não romper. Passe clara de ovos por cima e jogue sementes de gergelim
Passo 3:
Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 10 minutos e sirva.
Ficou com água na boca? Você pode colher as suas primeiras rúculas silvestres em até 45 dias ou menos. Clique aqui para fazer o seu pedido de sementes!