Quer compartilhar os seus conhecimentos de horta e influenciar ainda mais pessoas a se alimentarem melhor? As hortas urbanas são uma resposta! Capazes de proporcionar qualidade de vida, reconectando as pessoas com o meio ambiente e garantindo alimentos frescos e nutritivos, elas vem crescendo no Brasil. Estão em praças, telhados, terrenos desocupados, condomínios de prédios, escolas, comunidades e qualquer espaço que possa se tornar mais verde. E se você está pensando em começar uma horta compartilhada em espaços urbanos, mas está com dúvidas de como chegar lá, basta consultar a Cartilha Hortas Urbanas.


Baixe a Cartilha-Hortas-Urbanas aqui! 

Ela é composta por três partes: Planejando a Horta, Cultivando e Cozinhando com Saúde. Elas envolvem desde a organização de grupos para semear e a preparação da horta, até o cultivo de hortaliças e receitas. Preocupada em criar todo um sistema sustentável e que não cause impactos negativos no ambiente, ela explica processos como o de compostagem e de captação de água, que ajudam a fazer a rega sem desperdícios. E para finalizar, na última parte da publicação são indicadas receitas nutritivas de aproveitamento integral dos alimentos, que evitam o desperdício e garantem refeições mais saudáveis.

Elaborada pelo Instituto Polis em parceria com o projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil, a cartilha tem como objetivo central melhorar a alimentação das pessoas e o meio ambiente como um todo. Ela busca por meio do cultivo ecológico de alimentos e ervas medicinais em hortas, jardins e canteiros da cidade,  favorecer a relação dos indivíduos com o bairro que habitam e com o seu entorno.

Agora que você já tem o passo a passo de como tornar espaços desocupados da cidade em hortas, que tal começar? E se você faz parte de uma horta urbana, compartilhe as suas experiências com a gente usando a hashtag #minhahorta! 😀