Se você tem uma horta em casa, já deve saber que todas as plantas precisam de sol e água, certo? Mas não é só isso! Veja aqui as seis coisas mais importantes sobre adubação e saiba como garantir que seus temperos e hortaliças cresçam fortes e saudáveis!

1 – As plantas, assim como nós, precisam de comida

shutterstock_279007145
É isso mesmo! Não é só de água e sol que vivem as plantas. Elas também precisam se alimentar. Para isso, retiram os nutrientes que necessitam da terra, mas esse banco nutritivo se esgota com o tempo. Para manter o estoque de nutrientes sempre alto, devemos realizar a adubação pelo menos uma vez por mês, preferencialmente depois que as plantas já forem adultas.

2 – Planta bem nutrida não fica doente

dicas

Assim como as pessoas, as plantas também têm sistema imunológico. Sempre que elas estão bem nutridas e saudáveis, a imunidade aumenta e a resistência também. Então anote aí: para proteger suas plantas do ataque de bichinhos e doenças, mantenha-as fortinhas e bem nutridas!

3 – Os nutrientes podem ser absorvidos pelas raízes ou pelas folhas

shutterstock_270592151
Os adubos convencionais, como húmus de minhoca, farinha de osso, cinzas de carvão e estercos devem ser misturados à terra para serem absorvidos. Já os adubos foliares podem ser borrifados diretamente nas folhas e servem principalmente para produzir bons frutos e flores vívidas. A principal diferença é que quando aplicado na terra, os nutrientes são absorvidos mais lentamente e duram mais, quando aplicados nas folhas, os nutrientes são rapidamente absorvidos pela planta, demonstrando melhora em bem menos tempo, mas exigindo mais frequência de aplicação. Adubos líquidos, como o Fertigarden, podem ser aplicados tanto no solo quanto nas folhas, dependendo da sua intenção!

4 – Não é bom usar apenas um tipo de adubo

barril-de-liebig-para-explicar-la-ley-del-mc3adnimo2Imagine que o potencial de produção da planta é uma barrica como essa da imagem acima. Cada necessidade é um pedacinho de madeira. Mesmo que a maioria esteja com altos níveis de reserva, uma deficiência vai influenciar muito na sua saúde e sanidade. A maioria dos adubos encontrados no mercado são ricos em uma pequena variedade de nutrientes. Por exemplo, o húmus de minhoca tem alta concentração de Nitrogênio, já a farinha de osso tem bastante Fóforo e Cálcio, as cinzas de carvão são ricas em Fósforo e Potássio, e assim por diante. Para garantir uma nutrição completa, você precisa variar entre os adubos para balancear os nutrientes. Todos os meses, use um tipo diferente para manter as plantas saudáveis, ou, se preferir, aplique sempre Fertigarden, um adubo organomineral completo que já vem com todos os nutrientes que a planta precisa para se desenvolver.

5 – Plantas com flores devem receber adubação diferenciada

pepino
Algumas plantas da horta produzem flores. É o caso do pepino, do tomate, da beringela, do quiabo e muitas outras variedades. Para que as flores se formem e deem início à frutificação, a planta vai precisar de muito mais Fósforo (na tabela periódica, P) do que o normal. Por isso, a adubação deve ser diferenciada. Quando as flores começarem a se formar, utilize adubos ricos em Fósforo, como cinzas de carvão, farinha de osso ou Fertigarden Flores, o adubo líquido feito especialmente para estimular a floração. Atenção, nunca aplique adubo diretamente na flor. Sempre nas folhas ou diretamente no solo.

6 – Os melhores horário para aplicar fertilizantes são no início ou fim do dia

shutterstock_421928200
Essa regrinha vale principalmente para os adubos que são borrifados diretamente nas folhas ou aplicados com rega na terra, já que a incidência direta do sol no adubo pode queimar a planta, causando danos na horta. Por isso, sempre adube com cuidado, sem encharcar as folhas e, se for borrifar, cuidando para formar apenas uma névoa fina de adubo sobre a planta, sempre fora dos horários de sol.

Nem é tão difícil, viu?
E para quem quer ainda mais praticidade na hora de adubar, a ISLA acaba de lançar o novo Fertigarden Sachê, uma dose única nutritiva que pode ser usada para 10 vasos!

COMO USAR O FERTIGARDEN SACHÊ?

Em apenas um produto é possível evitar diversas deficiências nutricionais que causam danos à planta. Para identificar problemas, observe se as folhas estão com alguns destes sintomas.

Blog_Campanha Fertigarden-Pp

Mantenha a adubação mensalmente e aproveite sua horta saudável e forte!