O dia dos pais está chegando! E para comemorar essa data que tal uma programação culinária? A experiência na cozinha pode ser um momento de lazer e troca de experiência, sem contar a alegria proporcionada ao desfrutar uma boa refeição!

Em agosto hortaliças como a abóbora, abobrinha, berinjela, brócolis, cenoura e pimentão estão em época de safra nas diferentes regiões do Brasil. E se você tem uma horta, aproveite a sua colheita e dê uma experiência gastronômica de presente para o seu pai!

Elaboramos uma seleção de seis pratos para você se inspirar:

Almôndegas Gregas com Berinjela

Ingredientes como o queijo feta, tomates e berinjela proporcionam um toque da culinária grega a esta receita. A adição de berinjela torna o sabor diferenciado e traz maciez às almondegas. Ingredientes como a salsinha, folhas de hortelã e manjericão garantem o frescor. E nada melhor que fazer um molho de tomates bem pedaçudos e uma massa para acompanhar! A receita é da Cozinha Dalbo e você pode acompanhar o passo a passo aqui 😀

Espaguete de Abobrinha

O macarrão de abobrinha tem como astro principal essa hortaliça, e é uma ótima opção para quem procura uma refeição saborosa, com pouquíssimas calorias, sem glúten e fácil de fazer. O espaguete é a própria abobrinha, que fica com textura “al dente” e pode ser enrolada no garfo da mesma forma que uma massa feita com farinha! Aproveite essa dica de espaguete mais saudável e use a criatividade para fazer um molho com os ingredientes preferidos de seu pai 🙂 Veja a receita completa no blog Da Horta pra Panela.



Bruschetta de frango e vegetais

Este delicioso antepasto de origem italiana é ideal para quem quer otimizar o tempo. A receita do Blog Meu Quintal é fácil de fazer e muito saborosa.O frango refogado com brócolis, páprica e pimenta é acompanhado de tomatinhos frescos, que garantem um toque especial à refeição!

Salada refrescante de Repolho Roxo, Cenoura, Couve e Hortelã

Para aqueles pais que apreciam uma opção mais leve, ou até mesmo para acompanhar um prato principal, sugerimos uma salada fresca e cheia de cor! A salada de repolho roxo, cenoura e hortelã da Cozinha Travessa é muito nutritiva. Além dos ingredientes que levam ao nome, ela tem um toque de limão, folha de couve, e é temperada com sal marinho com ervas. A dica é incorporar as ervas ao sal, o que ajuda a diminuir o consumo e torna a refeição ainda mais saudável!

Arroz de Couve-Flor

A criatividade é muito importante na cozinha! E para quem quer adicionar hortaliças em pratos do dia-a-dia de forma inovadora e deliciosa, este arroz low carb é uma ótima opção. Ele é rico em fibras e excelente para quem quer investir em preparos mais leves e rápidos! Confira a receita do Blog da Mimis.

Bacalhau à portuguesa com vegetais

Para os pais que gostam de pratos de sabor intenso ou adoram bacalhau, a nossa dica é o Bacalhau à Portuguesa do Chef Taico. A receita é fácil de ser executava, e uma forma rápida de evidenciar o sabor de todos os elementos que a compõe.  Ovos cozidos, cebolas inteiras, azeitonas, floretes de brócolis e pimentões em tiras enriquecem o bacalhau!

E que tal temperar a refeição escolhida com o que você colheu de sua horta? Assim você economiza, aproveita a horta em casa e também dá mais personalidade ao prato! Se ainda não começou a horta, conheça a nossa linha de temperos e ervas aqui!

Já sabe o que vai cozinhar para seu pai? Conte pra gente e divida essa experiência gastronômica usando a hashtag #vamoscomermelhor  😀

Feliz dia dos pais!