Eles são coloridos, atrativos e vão bem com quase tudo! Seu sabor levemente picante é muito apreciado na culinária de diferentes países, que os consomem de diferentes maneiras, desde crus em saladas, como também assados, refogados e como ingrediente de várias receitas. Este sabor picante presente nessa hortaliça é devido a uma substância chamada capsaicina, que também é encontrada nas pimentas, porém em concentrações menores nos pimentões.

Originário do continente americano, mais especificamente da América Central e do norte da América do Sul, os pimentões podem ter variadas cores, e essa, na verdade é a sua maior curiosidade. Sabia que todas as cores de pimentão já foram verdes um dia? O pimentão verde é, na verdade, o que é colhido antes de ficar maduro efetivamente.

Além dessa, outra curiosidade bacana é  que se o pimentão verde for colhido quando estiver começando a ‘pintar‘ e aparecer outra cor ele completará a maturação no pós-colheita. Porém, quando colhido verde, ficará verde mesmo, viu?

 

abc-pimentão1

 

Pimentão Verde: De sabor mais marcante e leve picância, é ótimo para ser consumido cru em saladas ou com carnes.

Pimentão Vermelho: De sabor mais adocicado, é mais leve ao paladar, sendo ótimo para molhos e saladas.

Pimentão Amarelo: O mais rico nutricionalmente. Possui sabor suave e vai muito bem com peixes!

 

Agora conta pra gente: Qual a sua cor preferida?