Que tal cultivar folhosas e garantir saladas fresquinhas em suas refeições? Agrião, rúcula, almeirão, escarola, chicória e todas as variedades de alfaces compõe as hortaliças folhosas e podem deixar a sua horta ainda mais completa! Além disso, elas são alimentos que oferecem inúmeros benefícios, como vitaminas e minerais essenciais para a saúde 🙂 Elas podem ser cultivadas em vasos, floreiras ou canteiros!

1 – Siga as orientações para cada cultivar


É muito importante saber que cada cultivar tem as suas particularidades, tendo indicações específicas de época e método de plantio. Você pode conferir essas informações no verso de nossas embalagens ou aqui! Se você escolher plantar folhosas em vasos, lembre de fazer as três camadas essenciais. Vasos de no mínimo 20cm de profundidade são ideais para estas cultivares! As folhosas também pode ser plantadas direto no canteiro ou floreira, mas nesse caso lembre de deixar a terra bem fofinha, permitindo que as sementes germinem. Se você quiser uma salada de folhas bem pequenas, do tipo baby leaf, pode plantar um monte de sementes juntinhas, as polvilhando nos buracos!  Neste caso também podem ser utilizados vasos de pelo menos 10cm de profundidade.

2 – Experimente diferentes texturas e sabores!

Alface Cacimba

Com variações de sabores, texturas e cores, as folhosas atendem a todos os gostos e são capazes de garantir diferentes experiências gastronômicas. Alfaces como a Cacimba, de folhas roxas, dão vida e cor à horta. Entre os formatos, você vai encontrar alfaces com acabamento arredondado, como a Romana, ou com folhas crespas na borda, como é o caso da Alface Delícia Americana.


Alface Romana


Alface Delícia Americana

Para quem adora a crocância, cultivares como a Frisé Itauna são recomendadas, que com os talinhos bem crocantes lhe fazem sentir aquele gostinho de água na boca, como também acontece com a Alface Delícia.


Alface Itauna Frisé

Outras são macias, como a Alface Mimosa Prado, que tem um gosto quase aveludado.


Alface Mimosa Prado

Olha quanta diversidade para você comer melhor! Com todas essas opções e uma horta em casa, é possível preparar pratos com mais variedade para seus amigos e família!

3 – São fáceis de cultivar em espaços pequenos
Além disso, as folhosas são fáceis de cuidar em espaços pequenos, devido às suas raízes diminutas. Você não vai precisar de um vaso muito maior que um palmo de altura para cultivar todas essas variedades e ter aquela salada fresca todos os dias!

4 – A generosidade da colheita jovem


As folhosas são muito generosas com quem está cultivando, e você pode fazer a colheita em vários momentos. É possível fazer colheita em 20 dias (baby leaf), que proporciona folhas mais suaves, macias e com maior concentração de nutrientes. Em 40 dias, que garante um sabor mais intenso às folhas, além de plantas maiores e com mais fibras. Ou com dois meses, que em casos como o da alface você terá uma cultivar gigante, que está no ponto auge da colheita. Para colher, não deixe que passem mais de dois meses. Neste caso as alfaces começam a adquirir um formato de pirâmide e surge uma haste de flor no meio delas, o que significa que a planta está passada e não é própria para o consumo.

5 – Atenção com o clima!
Existem alfaces de clima mais ameno e de clima quente. É muito importante conferir essa informação antes de plantar suas alfaces, pois a saúde delas também depende das condições em que elas cresceram 🙂 Você pode conferir qual é a época ideal para plantio em sua região no verso de nossas embalagens!

6 – Como alimentar as folhosas
Assim como nós as plantas precisam se alimentar. No caso das folhosas é muito importante fazer a adubação uma vez por mês com húmus de minhoca, que você encontra com facilidade em floriculturas e garden centers. Você também pode passar o Fertigarden, uma vez ao mês, e garantir que elas fiquem fortes e saudáveis!

7 – Fazendo uma estufinha para a rega e proteção

É essencial regar as suas plantas todos os dias! E uma boa maneira de fazer rega eficiente com folhosas como as alfaces é colocando uma garrafa pet em cima do vaso. A garrafa serve como uma mini estufinha caseira. Se quiser fazer uma dupla função para a estufinha, proteja a parte que fica aberta utilizando uma meia calça e a prendendo à garrafa com elástico. Com isso você impede que bichinhos indesejados como pulgões, cochonilhas e lesmas entrem. Na hora de regar levante a estufa, coloque água e feche. Isso evita que a alface desidrate tão depressa, como pode acontecer quando está em um local muito quente. Saiba mais sobre como fazer a sua aqui!

7 – Faça o seu próprio mix de folhas

Se você quer ter uma salada com um mix de folhas, garantindo mais variedade na sua alimentação, plante o mix! Para isso você pode escolher sementes da sua preferência, misturá-las e realizar o plantio 😀

Anotou todas as dicas? Escolha as suas cultivares preferidas e mãos à horta!