Pensando em tornar a alimentação dos brasileiros mais diversificada e nutritiva, proporcionando também materiais de…
9 Dicas para cultivar mini abóboras em vasos
As mini abóboras, além de muito atraentes, podem ser também deliciosas e fáceis de cultivar até mesmo em vasos. Conversamos com Santiago Pereda, agrônomo da ISLA Sementes e separamos algumas dicas para quem quer produzir mini abóboras em vasos!
1) ESCOLHA UM VASO COM NO MÍNIMO 15 L
As plantas das mini abóboras se expandem por baraços e suas raízes crescem proporcionalmente com sua parte aérea, é muito importante que o vaso tenha essa dimensão mínima.
2) NÃO SE ESQUEÇA DE MONTAR AS CAMADAS DO SEU VASO
No vaso será necessário fazer uma primeira camada de brita ou argila expandida, com uma manta de bidim ou algum outro tecido, para evitar que a água da irrigação leve a terra e os nutrientes. Clique aqui para ver um vídeo com o passo a passo de como montar as camadas de um vaso.
3) ESCOLHA UM SUBSTRATO RICO EM NUTRIENTES E COM BOA RETENÇÃO DE ÁGUA
O vaso pode ser preenchido com algum substrato de boa procedência que contenha húmus de minhoca, terra vegetal ou algum outro composto orgânico. Substratos que já contenham vermiculita em sua composição são ótimas opções para uma boa retenção de água.
4) PREENCHA TOTALMENTE O VASO COM O SUBSTRATO
Conforme as guias das plantas se desenvolvem, elas podem encontrar as bordas do vaso e serem pressionadas, afetando seu desenvolvimento. Preencha totalmente o vaso com o substrato de sua escolha para que as guias se projetem para fora do vaso.
5) REGUE NO MÍNIMO UMA VEZ AO DIA SEM ENCHARCAR
A irrigação será necessária no mínimo 1 vez ao dia para manter o substrato úmido, porém não pode ficar encharcado, já que isso afeta o desenvolvimento das plantas. Esse procedimento pode ser realizado desde a semeadura das sementes, que pode ser diretamente no vaso, ou fazendo as mudas em bandejas de células ou copinhos de plástico de 200 ml.
6) ESCOLHA UM LOCAL COM BASTANTE LUZ SOLAR
A escolha do local onde o vaso irá ficar é muito importante. Dentro da sua casa ou jardim, analise bem os lugares disponíveis e escolha aquele com maior incidência de luz solar direta. As plantas precisam de no mínimo 6 horas de luz por dia. Quanto maior o tempo que a planta fica exposta ao sol, maior será a necessidade de água, por isso pode ser necessário irrigar mais de uma vez ao dia, principalmente em regiões mais quentes.
7) GARANTA NUTRIÇÃO DE QUALIDADE DURANTE TODO O CICLO DE VIDA DA PLANTA
Na fase inicial de desenvolvimento das plantas até o início da floração, aplique o Adubo Organomineral para Floração e Frutificação a cada dez dias. Uma mistura equilibrada de materiais orgânicos que vai estimular o desenvolvimento de flores e frutos, posteriormente.
8) PROTEJA A PLANTA DO CONTATO COM O SOLO
À medida que as plantas vão crescendo e as mini abóboras vão se formando e a tendência é que fiquem em contato com o chão, e dependendo do tipo de piso do local, devemos cuidar para que não sejam danificadas, como por exemplo, por aquecimento do piso com o calor do sol. A forma de prevenir qualquer dano é colocando um tecido ou algum outro material abaixo de cada mini abóbora, ou conduzindo os baraços em alguma grade ou tela, garantindo que fiquem firmes.
9) SAIBA OS PONTOS DE COLHEITA DE CADA VARIEDADE
Saber o momento exato da colheita é importante para termos frutos saborosos e com a textura ideal para serem consumidos. A abóbora Mini Jack alcança seu ponto ideal de colheita quando os frutos atingem cerca de 8 a 10 cm de diâmetro, pesando aproximadamente entre 120 e 150 gramas.
Já o ponto de colheita da abóbora Pérola Negra pode ser um elemento visual nos frutos. A parte que fica em contato com o chão fica com coloração alaranjada. Quando tutorada, como na foto abaixo, o ponto de colheita é quando o fruto atinge diâmetro de 10 a 13 cm e peso de 350g.
A Ouro Rosa, por sua vez, pode ser colhida quando seu diâmetro atingir cerca de 8 a 10 cm com peso entre 150 a 250g.
Se animou para cultivar essas variedades deliciosas? Acesse aqui outras opções de mini abóboras para cultivar em casa.