Há dois tipos de mini hortaliças: as que são naturalmente pequenas, como mini pimentões, mini berinjelas e mini tomates, por exemplo, e as que são colhidas jovens de modo que o fruto ou a folha chegue ao consumidor na sua versão “baby”, antes de alcançar a completa maturidade, é o caso das baby leafs, dos brotos e dos microverdes.

Ambos os tipos trazem diversas vantagens para quem os consome! Pessoas que moram sozinhas ou tem família pequena se beneficiam das mini hortaliças porque conseguem aproveitar todo o produto em uma única refeição, diminuindo o desperdício de alimento. Outra grande vantagem é para quem tem crianças em casa: os pequenos tendem a se interessar muito por vegetais de tamanho reduzido, o que pode facilitar na hora de tornar a alimentação infantil mais nutritiva e divertida, já que a aceitação de uma mini hortaliça é maior.

Falando especificamente sobre as mini hortaliças que são colhidas jovens, há ainda um benefício nutricional importante: quando colhidas jovens, os nutrientes do fruto ou da folha ficam concentrados, deixando o alimento ainda mais nutritivo. Por exemplo: uma folha de espinafre colhida jovem contém os mesmos nutrientes que uma folha adulta. A vantagem é que com a alta concentração nutricional é possível adicionar mais quantidade de alimento altamente nutritivo no prato 🙂

Na busca por uma alimentação mais saudável e acessível, que possa contemplar cada vez mais pessoas, a ISLA apresenta novas variedades de hortaliças mini, que já podem ser cultivadas em todo o Brasil e em breve já devem estar disponíveis em feiras e supermercados do país.

As mini-hortaliças são perfeitas para pessoas que gostam de cozinhar pratos diferentes e saborosos, podendo ser usadas em diversas receitas ou até mesmo como lanches e aperitivos. Além disso, elas podem ser cultivadas na sua própria horta!

Veja as variedades de sementes que estão disponíveis:

  • Mini Pimentões Kaiki, Kalani, Akamu, Moke e Kaolin
    Frutos crocantes e adocicados nas cores vermelho, amarelo e laranja. Podem ser consumidos como snacks.
  • Mini tomates Catânia, Sicília, Dolcetto e Sorbetto
    Frutos super-doces nas cores vermelha, laranja e amarela que podem ser usado em pratos variados, inclusive em sobremesas.
  • Mini Jack
    Uma abóbora miniatura com sabor muito suave, ótima para rechear e assar.
    mini jack
  • Baby Beet
    Uma beterraba cultivada com o objetivo de produzir folhas jovens. Ótima em saladas e sanduíches.
    foglione brochure foglie
  • Baby Cebolinha Sahara
    Cebolinhas jovens, ideais para saladas e finalização de pratos.
    shutterstock_99942032
    Baby Abobrinha Tróia
    Com sabor suave, a Abobrinha Tróia pode ser consumida com a flor em diversos pratos
    troiaMicroverdes variados
    Diversas variedades de sementes que podem ser cultivadas e colhidas no estágio de microverde, com colheita entre 7 e 21 dias. Para saber mais sobre os microverdes, clique aqui!

    Já imaginou quantas receitas dá pra fazer com esses ingredientes? Se você estiver com dificuldade em encontrar alguma dessas hortaliças na feira ou supermercado da sua cidade, não desanime! A ISLA está sempre à disposição para auxiliar os horticultores com novas técnicas de plantio que ajudem a diversificar as opções de hortaliças disponíveis. Para entrar em contato conosco, basta que o horticultor envie um e-mail para isla@isla.com.br ou ligue para 0800 709 5050 e iremos iniciar um trabalho em equipe que vai resultar em um grande ganho para a sociedade: alimentos mais saborosos e mais nutritivos ao alcance de todos!