Nem sempre é fácil entender as individualidades dos diferentes tipos de hortaliças. Muitas vezes ficamos…
Da Índia para o mundo: a viagem dos pepinos através dos milênios
Você já parou pra pensar que cada hortaliça no seu prato tem uma história pra contar? Uma das mais fascinantes e antigas é a do pepino (Cucumis sativus L.), um vegetal de extrema importância histórica, muito marcado por sua versatilidade, concentração de água, nutrição e sabor.
Pesquisadores são unânimes em afirmar que seu centro de origem é a Índia, onde é ingrediente de receitas muito tradicionais como o Kakdi Koshimbir. Nesse prato, o pepino encontra as sementes de coentro, a manteiga ghee e a pimenta verde numa salada de muita refrescância e sabor.
O pepino pode ser indiano na sua origem, porém existem registros de seu cultivo por diversas partes do planeta nos últimos 3 mil anos. Era um vegetal já conhecido e querido pelos Judeus e Sumérios, tanto que é mencionado na Bíblia e na Epopéia de Gilgamés, um poema antigo da Mesopotâmia, uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial. Curioso, não é mesmo?
Os gregos foram os primeiros a introduzir receitas com pepino na Europa, onde se tornou um dos principais ingredientes da cozinha local. Você já provou o famoso molho Tzatziki? É uma deliciosa pasta refrescante de iogurte e pepino, receita que é hoje um dos símbolos culinários grega.
O amor pelos pepinos inclusive se espalhou por todo Oriente, tornando-se inclusive sagrado para algumas religiões. Você sabia que no Budismo Shingon existe até mesmo uma cerimônia onde os fiéis oram para que possam passar o verão cheios de saúde, assim como um pepino?
Essa fama histórica da hortaliça se deve, principalmente, a um de seus principais atributos: é um fruto muito rico em água, elemento que compõem aproximadamente 96% da sua composição. Desde os tempos dos faraós egípcios, é um alimento muito procurado na travessia de desertos, pois é capaz de repor rapidamente energia e líquidos gastos pelo corpo.
Atualmente, podemos encontrar diversos tipos de pepinos inseridos nas culinárias típicas das mais diversas culturas. Vem com a gente conhecer algumas variedades e receitas!
Pepino Comum (Aodai)
O Pepino Aodai é o mais comum aqui no Brasil, representa o grupo de maior expressividade comercial. Sua cor é geralmente verde-escura e possui frutos bastante saborosos, que podem atingir entre 18 a 22 cm. É bastante utilizado no preparo de molhos e saladas.
Clique aqui para saber como fazer uma deliciosa salada de pepino com farinha para quibe, o famoso Tabule, um prato típico da culinária libanesa!
Pepino Caipira
O Pepino Caipira possui frutos de cor verde-claro com listras que podem atingir cerca de 08 a 16 cm, um pouco mais compacto do que o Aodai. Também é bastante utilizado em saladas frescas ou sucos.
Dizem por aí que o suco de pepino é o novo suco verde! Que tal provar e contar pra gente o que achou? Clique aqui para conhecer a receita.
Pepino para conserva
Os pepinos para conserva são frutos colhidos precocemente, quando chegam a aproximadamente 5 ou 7 cm. As conservas de pepino são mundialmente famosas e muito utilizadas em sanduíches.
Clique aqui para conhecer uma deliciosa receita de conserva de pepino para fazer em casa.
Pepino Japonês
Também conhecido como pepino aonaga, ele é mais comprido e fino, podendo chegar a até 30cm. Também muito utilizado aqui no Brasil, é muito saboroso e quase não possui sementes.
Um dos pratos mais conhecidos da culinária japonesa é o Sunomomo, uma salada agridoce de pepino. Clique aqui para conhecer uma receita fácil de preparar.
Pouco conhecidos aqui no Brasil, essa variedade é a mais consumida na Europa. Possui casca mais fina, sabor adocicado, é cilíndrico e pode chegar a 25cm de tamanho. Na ISLA, é possível encontrar duas variedades do tipo holandês: o Pepino Banglas, tipo holandês branco, e o Serafim, do tipo holandês curto, de casca verde escura. São excelentes para serem consumidos in natura em saladas.
Os pepinos fazem parte da nossa história desde tempos antigos. Atualmente, temos à disposição diversas variedades com cores, formatos e sabores diferenciados. Com certeza uma dessas variedades será ideal para deixar ainda mais especial a sua receita favorita!