A ingestão de folhosas e vegetais pela população para o reforço da imunidade do organismo é fator fundamental para a manutenção da saúde integral dos brasileiros. Cuidar diariamente da qualidade da alimentação é um hábito que merece ser cultivado, especialmente em tempo de pandemia.

Ciente da importância dessa causa, a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas retomou recentemente o Projeto AlimentAção + Salada, no qual divulga, através de imagens e informações de fácil entendimento, as 11 espécies que representam 80% da área de cultivo de hortaliças do Brasil, destacando os principais  benefícios nutricionais.




O Vamos Comer Melhor entrevistou o Diretor Executivo da ABCSEM, Marcelo Rodrigues Pacotte, sobre essa importante ação de comunicação em prol da boa alimentação.


Qual a importância das sementes na cadeia da alimentação saudável no Brasil?

A importância é fundamental, pois a indústria de sementes de hortaliças no Brasil, a cada ano que passa, vem investindo muitos recursos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, visando a disponibilização de uma semente que desenvolva frutos com alta  riqueza nutricional e com atributos de melhoria da imunidade, além de possuírem um pacote tecnológico para atendimento da diversidade de climas, pragas e demais particularidades regionais.

Como você enxerga a ligação entre o que é produzido pelos horticultores no campo e o que o brasileiro leva à mesa?

Acredito que os horticultores estão realizando há tempos um belíssimo trabalho, produzindo cuidadosamente produtos com muita qualidade e segurança alimentar. Muitos vem investindo em tecnificação para aprimorar seus processos, tornando-se mais eficientes, melhorando sua gestão, minimizando desperdícios, ofertando ao consumidor final alimentos de qualidade com excelente custo benefício. Entendo que, durante esta última década principalmente, a conscientização quanto à necessidade de melhoria da qualidade de vida vem crescendo e o hábito de consumo voltado para uma alimentação mais saudável vem se consolidando dia a dia.

O projeto AlimentAção+Salada traz a frase “Inspire a transformação”. Conte mais de que transformação estamos falando.

Apesar de toda a conscientização quanto à necessidade de melhoria nos hábitos, para termos uma vida com mais qualidade, ainda temos um espaço considerável para uma transformação no que se refere à alimentação, mais especificamente de hortaliças e frutas. A Organização Mundial da Saúde recomenda  a ingestão de 400 gramas diárias de hortaliças e frutas per capta e,  atualmente no Brasil, o consumo encontra-se em torno de 120 gramas, ou seja, gostaríamos de influenciar positivamente uma transformação na rotina das pessoas, objetivando a  melhoria da qualidade nas refeições, destacando o relevante papel de  hortaliças e frutas para o atingimento de uma vida mais saudável, feliz e longeva a toda população brasileira.

Qual a importância do consumo de hortaliças na manutenção de hábitos alimentares saudáveis?

Praticar uma rotina alimentar mais saudável diariamente, que seja rica em vitaminas, fibras e sais minerais, a fim de manter de forma preventiva o corpo imunologicamente fortalecido e preparado para o enfrentamento às doenças, é fundamental. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca 5,2% das pessoas sofrem de subnutrição no país, 55,7% estão com sobrepeso e 19,8% estão obesas. Ou seja, mais de 80% da população brasileira não se alimenta adequadamente, em termos nutricionais. Este é um cenário extremamente alarmante, no qual fica evidente e urgente a necessidade de se estabelecer e intensificar melhores hábitos alimentares.

Qual a maior barreira que precisamos transpor para melhorar a alimentação das pessoas no Brasil?

Na minha visão a melhor forma de transpormos barreiras é a informação de qualidade, aquela com lastro, pois quanto mais as pessoas conhecerem sobre os benefícios associados a uma rotina saudável de alimentação, isso criará um hábito de consumo irreversível, tendo em vista a série de ganhos adquiridos.

De forma prática, você tem algumas dicas de como as pessoas podem melhorar sua alimentação em casa no dia a dia?

Relativo às dicas, uma delas seria a elaboração de um cardápio semanal para organização e preparação de receitas, assim como de se utilizar as estações do ano como fonte de inspiração para criação de pratos. No inverno apostaríamos no consumo de legumes e hortaliças através de deliciosas sopas e caldos quentes, no verão deixando a criatividade solta para invenção de saladas, devido à grande diversidade de verduras, legumes, cores e sabores, privilegiando a utilização de produtos frescos e de produtores locais. E uma última dica seria envolver as crianças na descoberta de novos sabores e texturas, introduzindo frutas entre as refeições, nos lanches da tarde, para criação de hábitos alimentares saudáveis desde cedo.

Conheça abaixo as imagens do Projeto AlimentAção + Salada e os benefícios de cada fruta ou hortaliça. Você pode começar plantando cada uma dessas cultivares na sua casa 🙂

Alfaces

Repolho
Melão

Rúcula

Brócolis

Cebola

Abóboras e abobrinhas

Tomate

Cenoura

Melancia