A hortaliça foi considerada a mais completa nutricionalmente entre 47 frutas e vegetais analisados. Vamos te ajudar a cultivar ele em casa para poder tê-lo sempre por perto. 

Nativo da Europa e ásia Central, o agrião pertence à família das brássicas, a mesma dos repolhos, nabos, mostardas, entre outros. É um vegetal que cresce em pântanos e cursos de água e é considerado um dos primeiros alimentos consumidos pela humanidade.

Agrião em seu ambiente natural, próximo a fontes de água

Exatamente por sua importância histórica, foi um dos alimentos analisados na pesquisa intitulada “Definindo Frutas e Legumes Poderosos. Uma abordagem da Densidade Nutricional” (Defining Powerhouse Fruits and Vegetables) publicada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Nos resultados finais, provou ser o vegetal mais saudável para se comer devido ao seu perfil nutricional: alta concentração de vitaminas e minerais essenciais para o corpo.

Além de ter um perfil nutricional surpreendente, é extremamente versátil na culinária, podendo ser consumido como microverde, folhas jovens e no ponto de colheita tradicional. Seja em sucos, sopas, saladas e sanduíches, seu sabor marcante deixa qualquer receita especial.

Bruschetta com requeijão cremoso, cogumelos salteados e agrião fresco

Vamos cultivar agriões na sua horta em casa? É uma planta de fácil manejo, muito produtiva e resistente, além de muito saborosa. Clique aqui para saber o passo a passo do cultivo.