As intensas chuvas do mês de maio de 2024 no sul do país têm obrigado o consumidor de hortaliças a se adaptar. A maior parte da produção hortícola do Rio Grande do Sul é cultivada na região metropolitana de Porto Alegre, a mais impactada pelas últimas enchentes. Com isso, já é possível notar a falta de alguns produtos e aumento de preços nos pontos de venda.

As lavouras de alface, rúcula, couve e demais folhosas são as mais atingidas, tornando esses itens escassos momentaneamente no mercado desta capital. É hora então de colocar a criatividade em jogo na hora de preparar a salada de todo dia. Listamos algumas dicas para que, em tempos de menor disponibilidade, você possa manter seu consumo diário de 400g de hortaliças, conforme recomenda a OMS:

Diversifique

Por mais habituados que estejamos a consumir determinadas verduras e legumes, diversificar os tipos de hortaliças é ainda mais interessante. Encare a falta da sua folhosa favorita como uma oportunidade de ampliar seu repertório de cores e sabores no prato.

Cultive seu alimento dentro de casa

Em qualquer época, plantar em casa é uma excelente alternativa. Você pode se aventurar no cultivo de microverdes, que são a forma mais fácil de incluir verduras na sua rotina e podem ser cultivados à sombra. Há uma variedade imensa de opções que, uma vez semeadas, podem ser consumidas em poucos dias: alface, rúcula, repolho, cebola e ervas aromáticas como manjericão são algumas delas. A ISLA Sementes tem uma linha de kits completos – com sementes, substrato e embalagem que serve como local de plantio – para facilitar esse tipo de produção doméstica.

Faça uma horta para consumo rápido

Se você tem um pequeno espaço que recebe luz solar direta por algumas horas ao dia, é possível plantar e colher hortaliças em menos de um mês. Em vasos, floreiras ou em canteiros, aposte no cultivo de rabanetes, couves, acelgas e mizunas coloridas, cenouras e beterrabas para colheita jovem.

Economize

Comprar itens da época e que estão disponíveis nas feiras locais, em geral, costuma ser mais barato do que em grandes mercados. Visite a feira de produtores do seu bairro ou de algum local próximo. Você vai poder adquirir hortaliças a um custo acessível, além de conhecer de perto os horticultores que produzem nosso alimento.