Graças ao Marinheiro Popeye, o espinafre é uma das hortaliças mais conhecidas no mundo. Afinal, quem acima dos 30 anos não se lembra do marinheiro que, ao consumir uma lata de espinafre, desenvolvia força descomunal para derrotar todos os seus inimigos?

O que pouca gente sabe é que duas hortaliças bastante diferentes entre si são conhecidas como espinafre: a Spinacia oleracea e a Tetragonia Tetragonoides

O Espinafre Verdadeiro, o consumido pelo Popeye nas histórias em quadrinho e desenhos, é o Spinacia oleracia, ou Espinafre de Virofly, pouco conhecido no Brasil.

Espinafre de Viroflay ou Espinafre Verdadeiro (Spinacia oleracea)

Suas folhas são ovaladas, de coloração verde escura. Pode ser cultivado em todas as regiões brasileiras como microverdes, baby leaf e no ponto de colheita tradicional. 

Já o espinafre Tetragonia Tetragonoides, também conhecido como Espinafre Nova Zelândia, é a variedade que conhecemos por aqui. Suas folhas são triangulares, de fácil rebrote e alta produtividade. 

Ao cultivar o Espinafre Nova Zelândia na sua horta, é muito importante lembrar de quebrar a dormência da semente, como já falamos em post anterior sobre germinação

A dormência é uma proteção natural da semente que impede que ela germine em condições não adequadas ao seu desenvolvimento. No caso do Espinafre Nova Zelândia, tudo que você precisa fazer é raspar a casca grossa que envolve as sementes com uma lixa e deixe em um recipiente com água por 16 horas antes de semear. 

Sementes de Espinafre Nova Zelândia

Apesar de serem plantas muito distintas, seu sabor e modo de preparo são muito parecidos!  Clique aqui e faça seu pedido agora mesmo!