Desde as mais ardidas, como a Habanero e a Jolokia Aimoré, até as mais suaves,…
Cultive pimentas nativas do Brasil na sua horta
A flora brasileira é extremamente abundante e rica em complexidade. Foi dentro dessa efervescência de plantas que surgiram as pimentas nativas do nosso território.
Diversas e extremamente saborosas, essas variedades encantam tanto por suas características culinárias quanto por sua beleza, sendo cultivadas também para fins ornamentais.
A Embrapa Hortaliças tem um papel muito importante na disseminação dessas pimentas, sendo por um trabalho constante de estudo e melhoramento das variedades quanto pela divulgação e promoção. Essas pimentas são parte da história da culinária brasileira e também compõem uma parte da nossa identidade. Como reconhecimento desse valor histórico, em 2015 os Correios lançaram uma série de selos inspirados nessas variedades!
Conheça abaixo algumas variedades de pimentas nativas que você pode encontrar no portfolio da ISLA Sementes:
PIMENTAS TIPO BODE
As pimentas tipo bode são muito populares da região Centro-Oeste. Seus frutos são arredondados e podem ser amarelos e vermelhos. São frutos pungentes cujo sabor é bem único.
977 – PIMENTA BRS MARI (DEDO-DE-MOÇA)
Cultivada especialmente nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, a dedo-de-moça é consumida fresca, em conservas e molhos e também utilizada na fabricação da pimenta “calabresa”, quando é desidratada em flocos com as sementes.
213 – PIMENTA CHAPÉU DE BISPO – CAMBUCI
Com pungência praticamente ausente, a Chapéu de Bispo tem lugar cativo no coração da culinária brasileira, podem chegar a ser adocicadas.
974 – PIMENTA GUARACI CUMARI DO PARÁ
A Cumari do Pará ou Cumari Amarela é uma das pimentas mais populares do Brasil, especialmente no Sudeste e Centro-oeste. Possui um delicioso aroma e forte pungência.
PIMENTAS BIQUINHO
Pimenta Iracema Biquinho Vermelha
Muito consumidas em todas as regiões do país, as pimentas tipo “biquinho” são muito populares por seu sabor único e pungência delicada, quase nula. Podem ser utilizadas em saladas ou conservas e até mesmo em geleias e assados.
Clique aqui para conhecer algumas informações importantes para cultivar pimentas em casa e mãos à horta!