Dando sequência à série de lives que aconteceram no Instagram da ISLA Sementes, trazemos alguns destaques da conversa entre Diana Werner, Presidente da Isla Sementes, com a Chef de cozinha Manoella Buffara

Manu é empreendedora no ramo da gastronomia, atuando há 16 anos neste mercado. É dona dos Restaurantes Manu e Manuzita, ambos em Curitiba, Paraná e do mais recente Ella NYC, que será inaugurado em 2021, em Nova York. 

Manu tem uma relação incrível com os alimentos, de forma a entender e conectar os produtores de alimentos com o público final através dos seus preparos e pratos. Uma das suas atitudes é comprar os alimentos direto dos produtores, aproximando-se das comunidades locais e conectando essas pessoas com outros Chefs.

Diana recorda do seu primeiro contato com a cozinha da Manu, quando uma receita de alface frisée na brasa marcou uma experiência maravilhosa, abrindo um mundo de novas descobertas.

 

“Eu sempre acreditei na agricultura feita de uma forma sustentável assim como na gastronomia como uma forma de mudar o mundo”, comenta Manu.

 

Como foi a construção desta filosofia? Foi algo natural ou aconteceu em um momento específico?

Todo chef cria através de memórias, de histórias, se inspira em outros chefs, ou vai além, se inspira numa forma de arte como a música, criando através da natureza… Em um momento eu pensei sobre o meu papel dentro da sociedade. Eu estou criando para quem? E aí comecei a entrar mais na agricultura, entender sobre mais cultivos, e eu aprendi a viver esta relação com a terra, com a natureza.

 

Como está sendo o desafio de trabalhar nos Estados Unidos?

“Posso dizer que está sendo muito rico e desafiador. É uma experiência divertida em função das trocas de experiências com os agricultores e de poder conhecer as técnicas de cultivo, em consórcios, com diversidade nos canteiros. A proximidade com os fornecedores de produtos como o leite e a possibilidade de comprar direto do produtor é algo muito bacana.” Manoella Buffara

Manu vai criar os pratos com os ingredientes locais, comprando direto dos produtores de hortaliças de lá.

 

O que é fundamental para um bom cozinheiro?

Quando você está conectado com o alimento que irá preparar, começa a entender todo o ciclo de produção na terra até a disponibilidade do produto. Entende a questão da sazonalidade e dos melhores níveis nutricionais dos alimentos quando estão na sua melhor forma. Todo o cuidado importa, desde o manuseio até o registro de qual época teremos a melhor abobrinha, por exemplo.

Manu faz parte de vários projetos sociais e um deles as “Mulheres do Bem” receberam recentemente 19 toneladas de alimentos para doação em Curitiba. Saiba mais!

A conversa está imperdível, confira na íntegra no IGTV da ISLA Sementes.