Com frequência o universo das hortaliças elege uma cultivar que vira moda e se torna popular entre refeições de família e opções em restaurantes. Nos últimos anos, com a busca cada vez maior por uma alimentação saudável, as kales – conhecidas como supercouves por sua alta concentração de nutrientes – ganharam seu espaço: se antes a gente só ouvia falar em couve no suco verde, hoje o mercado já disponibiliza outras opções que podem ser preparadas de diferentes formas. Simples de plantar, as kales são uma alternativa rápida, barata e diferente para se ter na horta de casa, pois não demandam grande área de plantio. Selecionamos três tipos de kale que estão em alta no Brasil com sugestões de receitas pra você preparar em casa:

Couve Kale Arizona

De sabor bastante agradável e mais leve do que a couve manteiga, é a kale mais conhecida no Brasil para fazer os famosos chips e sucos detox, que são uma ótima opção de lanche saudável devido ao seu complexo de nutrientes. Aqui trazemos um preparo diferente nessa receita deliciosa do site Ana de Avental: Couve com abóbora e cebola roxa caramelada


Couve Kale Floribela

Também conhecida como Couve Toscana ou Cavolo Nero, produz folhas longas e crocantes de coloração verde-escuro azulado e é extremamente saborosa, muito usada em saladas e ensopados por ser rica em vitamina A, C e K, folato, vitamina B6, manganês, potássio e magnésio. Também indicada para colheita jovem (cultivo de microverdes e de folhas jovens (baby leafs)).

Nessa receita da revista Good Food, que é rapidíssima de preparar, a Kale Floribela ganha a companhia do bacon (para quem quiser, não é obrigatório) e vai ao forno em forma de torta:

Torta de Couve Kale Floribela


Ingredientes (serve 6 porções)

500g de massa folhada
1 maço de Couve Kale Floribela (cerca de 200g)
70g de bacon fatiado (opcional; caso não use, acrescente uma pitada de sal)
200ml de leite integral
150ml de creme de leite
2 ovos
mais 1 gema
85g de queijo parmesão ralado

Modo de fazer

Aqueça o forno a 200ºC . Acomode a massa sobre uma forma de fundo removível de 20cm x 30cm ou redonda de 23cm de diâmetro. Faça furos na base da torta com um garfo e coloque o papel-manteiga sobre massa e, sobre ele, algo que faça peso na massa como grãos de feijão crus para acomodar o papel. Asse por 15 minutos, remova os feijões e o papel e volte ao forno por mais 5 a 10 minutos até dourar. Abaixe o forno para 160/180ºC.

Enquanto isso, apare a kale e separe as folhas. Cozinhe em uma panela com água fervente levemente salgada por 4-5 minutos, até ficarem macias. Deixe esfriar, escorra bem e esprema para retirar o excesso de água. Seque com papel-toalha.

Disponha as folhas de kale e as fatias de bacon na base de torta. Bata o leite, o creme de leite e os ovos até ficar tudo bem misturado. Misture o parmesão e um pouco de pimenta preta moída na hora e despeje na base de torta. Asse por 25 minutos até que esteja pronto.

Deixe descansar na forma por 10 minutos e, em seguida, levante com cuidado, corte em fatias e sirva ainda quente.

 

Couve Kale California

Essa variedade de origem russa produz folhas crocantes, serrilhadas e esverdeadas com nervuras roxas, tornando esse produto saboroso e também bonito de servir em pratos de alta gastronomia. Seu sabor é levemente doce e picante, ótimo para preparações cruas. O site Cook For Good traz essa receita interessante de uma salada que pode ser preparada com antecedência.

Salada de couve massageada com pimentão e passas

Ingredientes

500g de Couve Kale California crua
1 pimentão médio vermelho ou amarelo
1 xícara de passas de uvas
1 limão médio ou 2 colheres de sopa de suco de limão
1/4 xícara de azeite
1/2 colher de chá de sal

Modo de fazer

Lave a couve e remova as hastes centrais (guarde as hastes para usar no molho de tomate ou em outra receita). Empilhe metade das folhas, enrole-as e corte-as ao longo do rolo para fazer fitas de 1 cm. Corte os rolos novamente uma ou duas vezes até as fitas de couve atingirem um tamanho bem pequeno, como se fossem confetes verdes.

Coloque a couve em uma tigela de vidro ou outro recipiente não reativo. Massageie e esprema a couve por cinco minutos, até ficar macia e suave. Esprema o limão. Retire as sementes e pique o pimentão. Reserve um punhado de pimentão para decorar. Misture a couve com o restante do pimentão, passas, suco de limão, azeite e sal. Prove e ajuste os temperos. Cubra com pimentão reservado. Leve à geladeira por pelo menos 30 minutos para permitir que o limão amoleça a couve.

Sirva gelada ou à temperatura ambiente. Essa receita se mantém por até 5 dias na geladeira.