Se tem um ingrediente que não pode faltar nesta época é ele: o Milho! Pamonha,…

Como aproveitar o milho da sua horta
Pouca gente sabe, mas é possível plantar milho em vasos! Quem tem um quintal pode até ter várias plantas no seu canteiro para colher suas próprias espigas. Primeiramente escolha um local com incidência mínima de 4 horas de sol por dia e dê preferência por um solo leve, fofo, poroso, bem drenado e arejado para que favoreça a circulação de ar e água. Existem no mercado solos prontos para plantio. Essa é a forma mais prática e fácil. Porém, você pode optar fazer o seu próprio solo.
Feito isso, sugerimos iniciar o seu cultivo primeiramente em sementeiras ou recipientes similares, como caixas de ovos, copos plásticos e entre outros. Assim sua sementinha fica protegida!
CULTIVO DIRETO NA SEMENTEIRA
Coloque 2 a 3 sementes por buraco/recipiente numa profundidade de 1cm abaixo da terra. Caso germinem as 3 sementes juntas na mesma célula, escolha a planta mais bonita e descarte as demais, colocando –as em outra célula. Quando a planta atingir +/- 10 a 15 cm, transplante-a para o vaso/jardineira ou canteiro. OBS: Faça o transplante com cuidado para não agredir as raízes da planta. E não esqueça de regar 1 a 2x ao dia com o auxílio de um borrifador para não encharcar e agredir a plantinha.
CULTIVO DIRETO NO VASO
Para o cultivo do milho, escolha um vaso de preferência com 20 litros, com no mínimo 30 a 50cm de largura. Coloque 3 sementes por vaso numa profundidade de 0,5cm e cubra com terra. Use nos primeiros dia um borrifador para regá-la, para não agredir a planta.
CULTIVO DIRETO NO CANTEIRO
Faça canteiros com no mínimo 15 cm de altura. Coloque 3 sementes por cova. Não enterre mais do que 3x o tamanho das sementes sob o solo. Use nos primeiros dias um borrifador para não agredir a plantar e para não encharcar o solo. Mantenha um espaçamento entre as plantas de no mínimo 20cm.
Feita a escolha do local do seu cultivo, aguarde os dias necessários para fazer a sua colheita. Veja no verso do seu envelope de sementes o ciclo de dias versos o clima. E fique atento a colheita. Quando as espigas estiverem firmes, as franjas marrons e as sementes cremosas e gordas, é a hora!
E não esqueça dos 4 mandamentos do cultivo com sucesso:
Mínimo 2 a 3 horas de sol por dia
Regue a planta com o auxílio de um borrifador até que atinja 10cm
Regue todos os dias e evite horários mais quentes
Alimente a cada 10 dias suas plantas com adubo líquido organomineral MULTIUSO da linha Fertigarden
Se inspirou? Veja nossas opções de sementes e compre online as suas aqui!
Para aproveitar a hora da colheita em grande estilo e tirar o máximo de sabor dos ingredientes colhidos na sua própria horta, aqui vai uma receita de creme de milho do blog Tempero Alternativo.
Para temperar, que tal usar temperos da horta? Conheça nossa linha de temperos e ervas aqui!
Tem mais receitas com milho? Escreva nos comentários abaixo e compartilhe com a gente!