Você escolhe as sementes com todo cuidado, prepara o vaso ou canteiro com carinho, faz o semeio e… nada acontece! Quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra! 

Foi pensando em te ajudar a entender melhor o que pode ter dado errado que fizemos uma lista das principais razões que podem afetar o seu plantio:

1- A SEMENTE FOI COLOCADA MUITO PROFUNDAMENTE NA TERRA

O tamanho da semente é uma característica muito importante para definir a profundidade mais correta de realizar o semeio. Se a semente for grande, como abóboras e capuchinhas, por exemplo, faça um buraco de mais ou menos 0,5 cm. As sementes menores como rúcula, alface e algumas flores, você pode afundar levemente com os dedos ou colocar uma camada bem fina de terra sobre elas. Clique aqui para assistir a um vídeo com todos os passos para plantar a partir de sementes.

2- O ENVELOPE FOI EXPOSTO A LUZ SOLAR OU UMIDADE EM ALGUM MOMENTO

A semente é um ser vivo aguardando o momento exato para germinar e continuar seu ciclo de vida. Por esse motivo, a exposição a condições extremas entre o momento em que ela sai da fábrica até chegar na sua horta pode ser decisiva para uma boa germinação. Para garantir um produto de qualidade, adquira suas sementes ISLA nas melhores lojas do ramo da sua cidade ou compre diretamente pelo site

Ao armazenar as suas sementes em casa, opte por locais arejados longe da exposição direta à luz solar e umidade . 

3- OUTRA PLANTA NASCEU NO LUGAR

Um fator que muitas vezes é esquecido é a qualidade da terra que você utiliza na sua horta. Muitos sacos de terra podem já vir com sementes de outras variedades ou ervas daninhas, que acabam suprimindo o desenvolvimento das sementes que você cultivou ou concorrendo pelos nutrientes. Escolha substratos de boa procedência para a sua horta 🙂

4- EXCESSO OU FALTA DE IRRIGAÇÃO

Na sua fase inicial, o excesso de umidade ou falta de água podem ser cruciais para o desenvolvimento da planta. Mantenha o substrato sempre úmido e exposto à luminosidade para garantir uma boa germinação. Secar totalmente a terra na fase de germinação pode matar as pequenas plantas, ainda muito frágeis. 

5- PRESENÇA DE INSETOS OU PÁSSAROS

Está semeando direto no canteiro, sem resultados? Suas sementes podem estar sendo levadas ou devoradas por insetos ou pássaros. Uma possibilidade é realizar o semeio em sementeiras ou vasos e deixá-las em um local protegido da ação de animais. Não se esqueça de que a luminosidade é muito importante para o desenvolvimento das plântulas!

6- ÉPOCA CORRETA DE CULTIVO

No verso do envelope ou no site da ISLA você encontra uma tabela com as melhores épocas de cultivo para cada variedade de acordo com a região e época do ano. Semear no momento correto é muito importante para um desenvolvimento saudável das plantas e máxima produção possível. 

7 – DORMÊNCIA DA SEMENTE

A dormência é uma característica que ocorre em algumas espécies de plantas cultivadas, e é bem comum que ocorra em diversas espécies de hortaliças, flores, ervas e temperos. Ela é uma proteção encontrada nas sementes para garantir que ela germine apenas quando as condições foram as mais ideais possíveis. 

Você pode saber mais detalhes sobre o assunto no post “Perguntas e respostas sobre germinação: tudo que você precisa saber para o sucesso da sua horta

Este conteúdo foi útil para você? Não se esqueça de compartilhar com alguém que também possa se interessar!