O rabanete é uma hortaliça da família Brassicaceae, a mesma da couve, da couve-flor e do brócolis, mas ao contrários destas, a parte mais consumida do rabanete são as raízes De origem mediterrânea, ele era apreciado na antiguidade em regiões como Egito, Síria, Grécia e Roma. Atualmente, é bastante difundido na culinária asiática. No Brasil o seu consumo ainda é tímido, e por isso pode ser mais bem explorado.

Salada oriental de rabanete com cebolinha e endro

O rabanete é uma planta anual, de ciclo curto, que varia de 25 a 37 dias desde a semeadura até a colheita. A presenta uma raiz tuberosa (raízes espessas que acumulam substâncias de reserva de planta, da mesma forma que a cenoura e o nabo). A cor da casca  pode ser vermelha ou branca e a polpa é sempre branca. A maior parte dos rabanetes plantados e comercializados é o tipo arredondado, mas também podem ser ovais ou alongados.

O plantio do rabanete é realizado através de sementes e diretamente em canteiros definitivos, pois não aceita transplante. Pode ser cultivado o ano todo, mas prefere clima ameno ou frio, com temperaturas que variem de 7 a 32ºC. Prefere solos bem drenados e com boa fertilidade, mas que não tenham excesso de nitrogênio. O excesso desse componente  ou mesmo o esterco no solo provocam um crescimento exagerado nas plantas, o que faz com que as raízes fiquem disformes ou com textura de isopor. É exigente em água, desde que bem distribuída durante todo o ciclo da planta. O fornecimento irregular de água às plantas pode causar rachaduras das raízes. O espaçamento recomendado para os rabanetes é de 30cm entre linhas e de 5cm entre plantas.

De sabor ligeiramente picante, o rabanete apresenta um bom teor de vitamina C, é expectorante natural e estimula a digestão. Possui baixo valor calórico, e, por isso, é recomendado para dietas de emagrecimento. E geral, é consumido in natura, em saladas ou em conservas, sem precisar descasca-lo.

Rabanete assado

Cortado em rodelas, suas bordas vermelhas e centro branco dão um excelente aspecto na composição de diversas saladas. Basta usar a criatividade. Quando cozido, torna-se menos picante. Embora a raiz seja, de longe, a parte mais consumida da planta, as folhas também podem ser aproveitadas para preparar sopas, refogados ou recheio de tortas salgadas e de bolinhos.

A ISLA possui 9 cultivares de rabanete de diferentes formatos e cores para você escolher.  Veja aqui as variedades:

Rabanete Apolo (vermelho)

Rabanete Saxa (vermelho)

Rabanete Sparkler (vermelho com ponta branca)

Rabanete Cometa (vermelho)

Rabanete Gigante Siculo (vermelho)

Rabanete Híbrido Margaret Queen (vermelho)

Rabanete Branco Comprido

Rabanete Vermelho Comprido 

Rabanete Meio Comprido Amager (vermelho com ponta branca)

Escolheu qual vai entrar para a sua horta? As sementes podem ser adquiridas online em www.isla.com.br, pelo 0800 709 5050 ou pelo whatsapp 51 98412 8415.