Você sabia que consumir suco de beterraba entre 1 a 2 horas antes de praticar qualquer exercício pode aumentar a sua performance?

A Dra. Camila Mello (CRM-7575 / RQE-4885), médica especialista em cardiologia do esporte, explica:

“A hortaliça é rica em moléculas chamadas nitratos, que são convertidos em óxido nítrico pelo organismo. Este último, por sua vez, dilata os vasos sanguíneos (vasodilatação), fazendo com que mais sangue rico em oxigênio circule pelo corpo e chegue nos músculos. Desse modo, você consegue treinar pesado por mais tempo sem atingir a fadiga.”

A Dra. explica que a ingestão do suco de beterraba na prática esportiva foi alvo de um estudo realizado pela Universidade de Exeter na Inglaterra em 2009. Nele, os pesquisadores convidaram ciclistas para beber meio litro da bebida antes de pedalarem. Os participantes conseguiram percorrer uma distância 16% maior. 

 

SAIBA COMO PREPARAR O SUCO DE BETERRABA

Você vai precisar de: 

*500 ml de água

*1 beterraba picada

*suco de 1 limão espremido

Deixe bater muito bem no liquidificador e consuma sem coar, de preferência. Você ainda pode acrescentar outras frutas como maracujá ou laranja, por exemplo. Não se esqueça de consultar um médico especialista de sua confiança antes de começar qualquer prática de exercício. 

 

COMO COMPRAR BETERRABAS?

As raízes devem ser firmes, sem sintomas de murcha, sem rachaduras, sem sinais de brotação e com o mínimo de cortiça (tecido escuro) no ombro. Raízes muito grandes podem ter sido colhidas tardiamente e apresentar-se fibrosas. Prefira raízes que ainda tenham pequena porção do talo das folhas. Uma ótima ideia é comprar as beterrabas com as folhas e os talos, uma vez que todas as partes da planta são comestíveis. 

 

COMO CONSERVAR EM CASA POR MAIS TEMPO?

Em condição natural, a beterraba conserva-se por até uma semana, desde que mantida em local fresco e sombreado. Em geladeira, pode ser mantida por até 15 dias, embalada em saco de plástico perfurado. Ao comprar raiz com folhas, destaque as folhas deixando cerca de 3 cm de talo nas raízes e guarde-as separadamente, pois as folhas favorecem a perda de água das raízes e duram menos.

Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, sua duração será reduzida a três ou quatro dias, devendo obrigatoriamente ser conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.

Para congelamento, escolha raízes pequenas. Cozinhe-as inteiras até que fiquem macias. Em seguida, coloque-as em vasilha com água e gelo até que esfriem completamente. Descasque-as e corte-as em fatias ou cubos, coloque-as em saco de plástico, retire o ar com uma bombinha de vácuo e feche o saco. No congelador, pode ser mantida por até oito meses. A beterraba ralada não deve ser congelada, pois perde cor e sabor.

Que tal produzir suas próprias beterrabas em casa? Clicando aqui, você poderá encontrar uma matéria com 10 dicas para cultivar beterrabas e cenouras na sua horta. É possível cultivar beterrabas até mesmo em vasos!

Quer consumir beterrabas de formas diferentes? Separamos algumas receitas especiais com a hortaliça nessa matéria