Pouca gente sabe, mas é possível plantar milho em vasos! Quem tem um quintal pode até ter várias plantas no seu canteiro para colher suas próprias espigas. Primeiramente escolha um local com incidência mínima de 4 horas de sol por dia e dê preferência por um solo leve, fofo, poroso, bem drenado e arejado para que favoreça a circulação de ar e água. Existem no mercado solos prontos para plantio. Essa é a forma mais prática e fácil. Porém, você pode optar fazer o seu próprio solo.

Feito isso, sugerimos iniciar o seu cultivo primeiramente em sementeiras ou recipientes similares, como caixas de ovos, copos plásticos e entre outros. Assim sua sementinha fica protegida!

CULTIVO DIRETO NA SEMENTEIRA
Coloque 2 a 3 sementes por buraco/recipiente numa profundidade de 1cm abaixo da terra. Caso germinem as 3 sementes juntas na mesma célula, escolha a planta mais bonita e descarte as demais, colocando –as em outra célula. Quando a planta atingir +/- 10 a 15 cm, transplante-a para o vaso/jardineira ou canteiro. OBS: Faça o transplante com cuidado para não agredir as raízes da planta. E não esqueça de regar 1 a 2x ao dia com o auxílio de um borrifador para não encharcar e agredir a plantinha.

CULTIVO DIRETO NO VASO
Para o cultivo do milho, escolha um vaso de preferência com 20 litros, com no mínimo 30 a 50cm de largura. Coloque 3 sementes por vaso numa profundidade de 0,5cm e cubra com terra. Use nos primeiros dia um borrifador para regá-la, para não agredir a planta.

CULTIVO DIRETO NO CANTEIRO
Faça canteiros com no mínimo 15 cm de altura. Coloque 3 sementes por cova. Não enterre mais do que 3x o tamanho das sementes sob o solo. Use nos primeiros dias um borrifador para não agredir a plantar e para não encharcar o solo. Mantenha um espaçamento entre as plantas de no mínimo 20cm.

Feita a escolha do local do seu cultivo, aguarde os dias necessários para fazer a sua colheita. Veja no verso do seu envelope de sementes o ciclo de dias versos o clima. E fique atento a colheita. Quando as espigas estiverem firmes, as franjas marrons e as sementes cremosas e gordas, é a hora!

E não esqueça dos 4 mandamentos do cultivo com sucesso:

Mínimo 2 a 3 horas de sol por dia
Regue a planta com o auxílio de um borrifador até que atinja 10cm
Regue todos os dias e evite horários mais quentes
Alimente a cada 10 dias suas plantas com adubo líquido organomineral MULTIUSO da linha Fertigarden

Se inspirou? Veja nossas opções de sementes e compre online as suas aqui!

1

Para aproveitar a hora da colheita em grande estilo e tirar o máximo de sabor dos ingredientes colhidos na sua própria horta, aqui vai uma receita de creme de milho do blog Tempero Alternativo.

creme-de-milho-2

Para temperar, que tal usar temperos da horta? Conheça nossa linha de temperos e ervas aqui!
Tem mais receitas com milho? Escreva nos comentários abaixo e compartilhe com a gente!