Você sabe o que define uma alface como “mimosa”? Sua principal característica é o formato e a beleza das folhas, recortadas e onduladas, muito parecidas com as folhas de carvalho branco. 

O sabor amendoado das alfaces do tipo mimosa também é um fator que as torna ainda mais famosas. Muitas pessoas garantem que essas são as variedades mais saborosas. Que tal cultivar algumas na sua horta e experimentar por conta própria?

Separamos 4 variedades de Alface Mimosa que podem ser cultivadas em todas as regiões do Brasil, em qualquer momento do ano. 

924 – ALFACE MIMOSA PRADO

Variedade com folhas de coloração roxa e verde claro, tenras e brilhosas.  

991 – ALFACE IPANEMA

Variedade de excelente sabor, coloração verde-clara brilhante, produz folhas longas e bastante recortadas. 

990 – ALFACE PARATY

Variedade de folhas mais espessas e coloração verde escura. 

022 – ALFACE MIMOSA BRAVA

Planta muito vigorosa e rústica, de cor verde-clara brilhante. Produz muitas folhas, de excelente sabor. Responde muito bem ao cultivo em regiões quentes. 

VOCÊ TAMBÉM PODE CULTIVAR ALFACES MIMOSA COMO BABY LEAF OU MICROVERDES

As folhas de alface podem ser consumidas ainda muito jovens e conhecidas como “baby leaf”, quando são pequenas e cheias de sabor. Basta somente antecipar o ponto de colheita das suas folhas. Outra possibilidade é produzir microverdes em pequenas bandejas e realizar a primeira colheita em aproximadamente 7 dias!