O feijão-vagem ou simplesmente vagem é uma hortaliça nativa da América Central que foi popularizada no mundo todo no século XVI. Se destaca das demais hortaliças por ser rico em manganês, fibras, cálcio, magnésio, fósforo e mais. 

São hortaliças muito saborosas, fáceis de conservar e de preparar. Separamos alguma dicas importantes na hora de comprar, conservar e preparar essas delícias:

 

Como comprar?

Escolha as vagens que estão mais frescas e íntegras, com coloração uniforme e brilhante, sem sinais murchos ou pontos escuros. Se as sementes estão protuberantes, a vagem já passou do ponto e ela será fibrosa e com menos sabor. 

 

Como conservar?

Não lave as vagens antes de armazená-las na geladeira, local onde podem ficar por um período máximo de cinco a sete dias. Depois disso, manchas pretas podem começar a aparecer. 

Para congelar, lave-as bem, corte as pontas e retire os fios laterais, se houver. Lave-as novamente, faça o pré-cozimento em água fervente por dois minutos ou no vapor por três. Em seguida, coloque em água gelada pelo dobro do tempo do pré-cozimento. Escorra a água, seque-as bem em uma bandeja ou vasilha e guarde-as no freezer ou congelador por até 12 meses. 

 

Como preparar

O feijão-vagem é super versátil, aceitando os mais diversos tipos de preparo: cozido, assado e até mesmo frito. 

Caso a hortaliça escolhida para o seu prato seja o feijão-vagem roxo, é importante realizar o branqueamento das hortaliças para que elas não percam toda a cor no processo de cozimento. Veja abaixo:

Vagens verdes e roxas logo após a colheita

Vagens verdes e roxas após o processo de branqueamento.

Realizar o branqueamento das vagens roxas é simples: coloque as vagens em água fervente por cerca de 40 segundos. Em seguida, coloque-as em banho de gelo, permitindo dessa forma a manutenção da coloração roxa. É importante também não cozinhar por muito mais tempo a hortaliça, mantendo-a “ao dente”. 

Selecionamos abaixo 5 receitas deliciosas com vagens para você conhecer melhor todo o potencial desta hortaliça:

 

Vagem com molho de tomate

 

Ingredientes:

* 1 colher de sopa de azeite;

* 3 dentes de alho descascados e amassados;

* 300g de vagem fresca

* 3 tomates italianos sem pele e cortados em cubos pequenos;

* sal e pimenta do reino a gosto;

* 1 a 3 colheres de sopa de água, se necessário

* 300g de vagem

 

Modo de preparo

Retire as pontas e os fios laterais das vagens. Se preferir, corte em cubos ou pedaços menores. 

Em uma frigideira larga no fogo médio, coloque 1 colher de sopa de azeite e os 3 dentes de alho amassados. Deixe dourar por 1 minuto. 

Coloque as vagens e os tomates picados, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e misture. 

Abaixe o fogo para o mínimo, tampe a panela e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos, ou até a vagem ficar al dente. 

Fonte: Revista Pais e Filhos

 

Vagens Crocantes

 

Ingredientes

* 300g de vagem crua

* 2 colheres de sopa de azeite

* 2 dentes de alho esmagados

* 1 colher de chá de cúrcuma

* 1 colher de chá de orégano seco

* sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo

Lave bem as vagens, corte as pontas e retire os fios laterais, se houver. Para essa receita, o ideal é utilizar vagens mais grossas pois elas murcham muito quando assadas. 

Em uma panela coloque as vagens e cubra com água. Leve ao fogo e deixe ferver. Quando a fervura levantar, conte 3 minutos e desligue o fogo. Escorra a água quente na pia e coloque bastante água fria para interromper o cozimento. As vagens serão pré-cozidas e firmes. Tempere a gosto com suas especiarias e ervas favoritas. 

Unte uma assadeira grande com óleo e despeje as vagens pré-cozidas. Regue com azeite e misture bem. Deixe assar por 15 minutos. Vire as vagens e depois asse por mais 15 minutos, podendo variar de acordo com o seu forno. Se você gosta de mais crocância, pode misturar com um pouco de farinha panko na hora de temperar. 

 

Salada de feijão branco com vagem chamuscada

 

Ingredientes para o molho

* 1 colher de sopa de mostarda Dijon

* 1 colher de sopa de mel

* 3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto

* 1/2 xícara de chá de azeite

* 1 pitada de sal

* pimenta do reino moída na hora a gosto

 

Modo de preparo do molho

Num pote de vidro com tampa, junte a mostarda, o mel, o vinagre e o azeite. Tampe e chacoalhe bem até formar um molho liso. Tempere com sal e pimenta se for necessário. Tampe novamente e agite apenas para misturar. 

 

Ingredientes para a salada

* 3 xícaras de feijão branco cozido

* 200g de vagem 

* 5 ramos de salsinha

* sal e pimenta do reino moída a gosto

 

Modo de preparo

Lave sob água corrente e seque bem as vagens com um pano de prato – quanto mais sequinhas estiverem, melhor para chamuscar. Corte e descarte as pontas com o cabinho de cada vagem. Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de salsinha. 

Leve uma frigideira antiaderente (ou de ferro) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, acrescente metade das vagens para chamuscar por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem tostadas. Tempere com sal e pimenta a gosto, transfira para uma travessa e repita com o restante.

Passe os feijões-brancos por uma peneira e escorra bem a água. Transfira os grãos para uma tigela. Acrescente o molho, a salsinha picada e misture delicadamente. Sirva a seguir com as vagens chamuscadas.

Fonte: Panelinha 

 

Salada de vagem com grão de bico

 

Ingredientes

* 12 vagens refogadas (cerca de ½ xícara de vagens fatiadas)

* 1 lata de grão-de-bico cozido (1½ xícara [chá] de grãos sem o caldo)

* 1 alface-americana pequena

* ½ colher (chá) de pimenta calabresa seca

raspas de 2 limões

* 3 colheres (sopa) de caldo de limão

* ¼ de xícara (chá) de azeite

* 1½ colher (chá) de sal

* 2 colheres (sopa) de sementes de girassol tostadas

 

Modo de preparo

Corte a alface-americana ao meio e cada metade em fatias de 0,5 cm. Transfira as folhas para uma tigela, cubra com água e lave bem. Adicione o bactericida de sua preferência e deixe de molho por 15 minutos. 

Enquanto isso, prepare o molho da salada.

Num pote de vidro (que tenha tampa), coloque a pimenta calabresa, as raspas de limão, o caldo de limão, o azeite e o sal. Tampe e chacoalhe bem para misturar.

Escorra a água do grão-de-bico por uma peneira. Corte as vagens em pedaços de 1,5 cm.

Transfira as folhas para o cesto da centrífuga de saladas, enxágue sob água corrente e seque bem.

Numa tigela grande, coloque a alface, o grão-de-bico e a vagem. Regue com o molho e misture bem. Polvilhe com as sementes de girassol e sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

 

Que tal colher o seu feijão-vagem direto da sua horta? Clique aqui e leia o post com dicas importantes para o sucesso neste cultivo.