3 de agosto de 2022

Como plantar feijão-vagem em casa

Os feijões-vagem, popularmente conhecidos apenas como vagens, são alimentos muito saborosos e bastante apreciados na nossa culinária. Além disso, podem ser facilmente cultivados em hortas caseiras.

Conheça o passo-a-passo para cultivar com sucesso essa deliciosa hortaliça:

1) ESCOLHA  A SUA VARIEDADE FAVORITA

A ISLA Sementes conta com diversas variedades diferentes de feijão-vagem, que podem ser divididas entre estrutura de planta e também pela cor das vagens. 

Quando falamos sobre estrutura, os pés de feijão-vagem se dividem entre determinados e indeterminados. 

O feijão-vagem de crescimento indeterminado é também conhecido como “feijão trepador”. São plantas que continuam a crescer de forma ilimitada, precisando de estruturas para dar suporte ao seu desenvolvimento. 

Já as plantas determinadas, também conhecidas como “feijão baixo”, formam arbustos que, em determinado momento, param de crescer. 

Conheça algumas das variedades disponíveis no catálogo de sementes da ISLA:

151 – FEIJÃO VAGEM XAXÁ (TREPADOR)

O feijão-vagem Xaxá é uma planta trepadeira de crescimento indeterminado, vagens muito saborosas de casca-verde escura, macias, com poucas fibras e fios. Suas flores são comestíveis e de coloração branca com tons violetas. As sementes do Xaxá demoram alguns dias a mais para germinar (pode variar entre 5 a até 9 dias), no entanto, é uma das variedades mais produtivas e saborosas desta lista!

162 – FEIJÃO VAGEM XAPECÓ (TREPADOR)

Variedade trepadeira, de crescimento indeterminado. Produz vagens de coloração roxa, apresentando excelente sabor e maciez. Para o preparo das vagens, recomenda-se utilizar a técnica de branqueamento, colocando-as em água fervente por cerca de 40 segundos e logo em seguida colocá-las em banho de gelo, assim vai permitir uma manutenção da coloração roxa e textura do produto.

154 – FEIJÃO-VAGEM MANTEIGA (BAIXO)

Planta de crescimento determinado que produz vagens de coloração amarela e sem fios. Pode ser conduzida também na produção de microverdes.

Clique aqui para conhecer as demais variedades de feijão-vagem da ISLA.

 

2) ESCOLHA O LOCAL IDEAL PARA O CULTIVO

Os feijões-vagem gostam de temperaturas amenas e luz solar direta. Certifique-se de que o sol pode aquecer o solo do local onde você pretende cultivá-los. Consulte também no verso do envelope a época mais adequada para realizar o cultivo na sua região. 

 

3) VASO OU CANTEIRO?

Seja em um vaso ou em um canteiro, é recomendado o semeio direto pois as pequenas plantas destas variedades não suportam o transplante. 

Se for cultivar em vasos, escolha recipientes grandes com a circunferência aproximada de 30 cm. Se o cultivo for em canteiros, preste atenção na distância necessária entre linhas e plantas que deve ser de 30cm entre cada planta.

 

4) HORA DE ADUBAR

Quando as plantas atingirem 10 cm, você pode realizar a primeira adubação e repetir de 10 em 10 dias. Clique aqui para conhecer a linha completa de adubos da ISLA e já programar no seu calendário a adubação das suas plantas. 

 

5) COMO REALIZAR O TUTORAMENTO

Caso a variedade escolhida por você seja indeterminada, ela vai precisar de um suporte para se desenvolver bem e alcançar o máximo de produtividade. Uma alternativa de baixo custo e fácil de fazer é colocar uma estaca simples ao lado da planta, para que ela possa se escorar enquanto cresce. Outra alternativa é o uso de telas específicas para o desenvolvimento de plantas que podem ser encontradas nas melhores agropecuárias.

Plantas de feijão-vagem sendo tutoradas com estacas

 

Plantas de feijão-vagem sendo tutoradas com redes para hortaliças

 

6) HORA DA COLHEITA

Os feijões-vagem começam a dar frutos a partir dos primeiros 60 dias, sendo possível continuar colhendo por até 2 meses. Comece colhendo os frutos que estão mais próximos do solo, pois são os mais maduros. 

Agora que você já sabe tudo sobre o cultivo de feijão-vagem, é hora de colocar a mão na terra! Clique aqui para fazer o seu pedido de sementes e adubos e aproveite cada minuto de contato com as plantas!

Não deixe de compartilhar com a gente as fotos da sua horta utilizando as hashtags #minhahorta e #ISLAsementes nas redes sociais!