11 de outubro de 2021

5 dicas para plantar lavandas em casa

A Lavanda é uma das plantas mais populares no mundo. Seus locais de origem são as regiões montanhosas do Mediterrâneo, onde predomina um clima seco e ensolarado. Seu nome é derivado do latim ‘Lavare’, que significa lavar, por ser muito utilizada nos banhos e também como perfume. É uma planta muito rústica e resistente, fácil de conduzir em casa. Separamos  algumas dicas importantes para você ter ainda mais sucesso ao cultivar essa variedade desde a semente:

 

1) ESCOLHA UM LOCAL QUE OFEREÇA LUZ SOLAR ABUNDANTE

As lavandas são plantas muito resistentes ao calor e ao frio extremo, no entanto precisam de luz solar abundante para se desenvolver com saúde. A luz solar também é fator importante para a produção do óleo essencial pela planta. 

 

2) O SOLO DEVE TER BOA DRENAGEM E NÃO ENCHARCAR

Solos muito argilosos acabam retendo um volume maior de água, o que não é indicado para o desenvolvimento da lavanda. Solos com característica mais arenosa são os indicados para esse cultivo. 

Se for cultivar em vasos, não se esqueça de fazer a camada de drenagem para o escoamento correto da água. 

 

3) REALIZE A QUEBRA DE DORMÊNCIA DAS SEMENTES

A dormência é um mecanismo de proteção das plantas para garantir que a germinação ocorra nas condições mais favoráveis ao desenvolvimento da planta. 

Ao realizar a quebra da dormência das suas sementes, as chances de uma germinação uniforme e mais rápida aumentam. Recomenda-se, antes da semeadura, colocar as sementes sobre papel umedecido e deixá-las na geladeira (3 a 5°C) por no mínimo 3 semanas (o ideal são 5 semanas), envoltas em saco plástico para prevenir perda de água por evaporação. Após essa etapa, pode-se proceder com a semeadura.

 

4) FAÇA A REGA DIRETO NO SOLO, EVITE MOLHAR AS FOLHAS

Ao molhar as folhas, a umidade que ali permanece deixa a planta mais vulnerável a doenças e atrapalha seu desenvolvimento. Faça uma rega cuidadosa direto no substrato. Depois de já desenvolvida, as lavandas toleram bem longos períodos de seca. 

 

5) REALIZE PODAS ANUAIS 

Após a planta completar o primeiro ano de vida, realize a poda dos ramos no final do verão ou início da primavera eliminando todas as flores secas e hastes florais. Com a ajuda de uma tesoura de poda, corte os ramos abaixo da terceira bifurcação, de cima para baixo da planta. 

As sementes de Lavanda Verdadeira ou Alfazema comercializadas pela ISLA são da espécie Lavandula Angustifolia, conhecida também como Lavanda Inglesa, uma dentre as mais de 40 espécies de lavanda e a mais convencional para a produção de óleos essenciais. Possui um aroma mais leve e adocicado, se comparado ao das demais lavandas. 

Clique aqui para fazer o seu pedido e começar agora mesmo o seu cultivo de lavanda!