O milho é um dos ingredientes mais comuns nas diversas culinárias regionais do Brasil: de Norte a Sul vamos encontrá-lo na pipoca do tacacá, no cuscuz, na pamonha, polenta, curau ou cozido na beira da praia. E se você experimentasse todas estas receitas com espigas de milho cultivadas na sua horta? Separamos 7 dicas importantes na hora de você cultivar essa delícia.

1 – Determine a melhor época de cultivo de acordo com a sua região e escolha a sua variedade favorita

A época ideal para o cultivo de milho em quase todas as regiões brasileiras é de setembro a abril, variando pouco entre as variedades disponíveis e regiões.

Você pode escolher entre as variedades de milho para pipoca, doce ou milho verde, de acordo com as receitas que mais fazem sucesso na sua casa. Leia esta matéria que preparamos caso queira saber mais sobre as diferenças entre as variedades.

Lembre-se: o milho ideal para receitas cremosas como pamonha e cural é o milho verde 😉

Época de cultivo do Milho Confeito (Super Doce)

2 – Escolha o local ideal para as plantas no seu quintal

As plantas de milho gostam de receber bastante luz direta do sol. Escolha o canto mais ensolarado do seu quintal para cultivar o seu canteiro. Lembre-se que as plantas podem atingir quase dois metros de altura. 

Canteiro com pequenas plantas de Milho Híbrido Quindim com 4 dias desde o semeio.

 

3 – Prepare o solo do canteiro

Ao preparar o canteiro, retire qualquer planta, pedra ou objeto que possa atrapalhar o crescimento do seu milharal caseiro. Se for acrescentar algum adubo orgânico antes do semeio, faça-o entre duas a quatro semanas antes de semear, para que os nutrientes se incorporem adequadamente ao solo.

4 – Faça o semeio

O plantio ideal das plantas de milho é feito em linhas em um canteiro, respeitando a distância de um metro entre as linhas e 25 cm entre cada planta.

Para o plantio, você pode cavar uma pequena cova de aproximadamente dois dedos de profundidade e depositar três sementes. Se as três germinarem, escolha a mais forte e realize o raleio das plantas menores. Isso aumentará ainda mais as chances de excelentes colheitas.

5 – Mantenha regas constantes e adubação

O milharal precisa de regas constantes e abundantes, uma vez que a falta de água pode ocasionar a produção de poucos grãos em cada espiga.

Não se esqueça também de regar com Adubo Organomineral Completo para Plantas de 10 em dias, garantindo oferta constante de nutrientes para as suas plantas.

6 – Limpe a área de plantas concorrentes com frequência

Até que as plantas de milho atinjam a altura de 30 cm, retire todas as ervas ou plantas daninhas que nascerem no canteiro. Após esse período, seu milharal vai conseguir se desenvolver com limpezas mais espaçadas.

7 – Realize a colheita

Em cerca de 90 dias após o semeio, você deverá colher as suas primeiras espigas que podem variar de 12 a 30 centímetros dependendo da variedade. Colha a espiga quando seus “cabelos” estiverem secos e dourados. Nesse ponto, os grãos estarão se apertando na espiga, produzindo um líquido branco quando perfurado. Este é o ponto ideal de colheita para o milho verde ou o milho doce. Caso você tenha optado pela produção do milho pipoca, aguarde os grãos secarem na espiga.

Clique aqui para conhecer todas as variedades de milho da ISLA Sementes e já começar a programar os seus cultivos!