Quer plantar os seus próprios jilós e não sabe por onde começar? Calma, a gente…
Conheça 6 receitas deliciosas com Jiló
Mesmo não tendo uma das melhores famas, o jiló é parte importante da culinária brasileira e conta com um fã clube de apaixonados.
Acreditamos que sempre vale a pena provar novamente aquilo que conhecemos pouco, feito em uma nova apresentação. Por isso, selecionamos 6 receitas especiais com diferentes modos de preparar jiló para você experimentar 🙂
CHIPS DE JILÓ
Ingredientes:
6 jilós
1 xícara (chá) de polvilho azedo
½ colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de óleo para fritar
Modo de preparo:
Lave bem a casca dos jilós sob água corrente. Seque, descarte o cabo e corte cada um em rodelas finas de no máximo 0,5 cm – quanto mais finas forem as rodelas mais crocantes as chips ficam. Dica: como o jiló tem uma casca bem firme, utilize uma faca de pão para cortar mais facilmente.
Numa tigela grande, coloque as rodelas de jiló, adicione o sal e misture bem com as mãos. Transfira para uma peneira (ou escorredor) e apoie sobre a tigela. Deixe o jiló descansar por 20 minutos – nesse tempo, vai perder um pouco da umidade por conta do sal, ficando menos amargo e mais crocante depois de frito.
Passado o tempo de descanso, leve uma frigideira de borda alta (ou panela média) com o óleo ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, abra um pano de prato limpo sobre a bancada e seque bem as rodelas de jiló.
Forre uma assadeira grande com papel toalha e coloque o polvilho numa tigela. Para empanar: coloque uma porção de jiló (cerca de 6 rodelas) na tigela do polvilho e misture com as mãos para cobrir toda a superfície. Bata bem as rodelas para tirar o excesso de polvilho.
Com cuidado, mergulhe os jilós empanados no óleo quente e deixe fritar por cerca de 1 minuto – fique de olho, pois é muito rápido, quando as fatias começarem a dourar, vire com a escumadeira para fritar por igual. Com a escumadeira, retire os chips, escorra bem o óleo e transfira para a assadeira forrada com papel. Repita com o restante das rodelas e sirva a seguir.
Fonte: https://www.panelinha.com.br/receita/chips-de-jilo
JILÓ RECHEADO AO FORNO
Ingredientes:
jiló
tomate
salsinha e cebolinha
cebola
sal
limão
azeite
pimenta de cheiro
queijo parmesão
Modo de preparo:
Parta o jiló ao meio e retire um pouco do recheio. Reserve. Pique o tomate como vinagrete e jiló reservado também. Misture e tempere com cebola batidinha, sal, limão, azeite, salsinha e cebolinha e pimenta de cheiro picadinha. Disponha o recheio no jiló, rale queijo parmesão por cima e leve ao forno até o queijo derreter. Sirva quente como aperitivo ou como acompanhamento no churrasco de final de semana.
Fonte: https://cozinhatravessa.com.br/post/receita-de-jilo-recheado-ao-forno-ao-vinagrete/
FÍGADO ACEBOLADO COM JILÓ
Ingredientes:
800 g de fígado em tirinhas
1 colher, das de sobremesa, de tempero mineiro caseiro
1 xícara, das de café, de leite
1 pimenta ardida bem picada
1 fio de óleo
1 cebola em rodelas finas
10 jilós em rodelas finas
Modo de preparo:
Limpe bem o fígado e corte em tirinhas. Tempere com o tempero caseiro, o leite e a pimenta e deixe descansar, fora da geladeira, por 1 hora.
Aqueça bem uma frigideira e acrescente 1 fio de óleo e 1/4 da porção de fígado. Mexa rapidamente e , assim que o fígado mudar de cor, junte 1/4 do jiló e 1/4 da cebola. Cozinhe até a cebola murchar, sempre em fogo muito alto. Retire o fígado, mantenha aquecido e repita o processo com o restante dos ingredientes. O segredo para o fígado não ficar duro é usar fogo bem alto e não deixar muito tempo no fogo.Fígado cozinha bem rápido. Em questão de 3 minutos a porção está pronta.
Fonte: https://pt.petitchef.com/receitas/prato-principal/figado-acebolado-com-jilo-fid-1309586
CEVICHE DE JILÓ
Ingredientes:
3 jilós laminados
1 cebola roxa pequena laminada
3 colheres de salsinha laminada
2 pimentas dedo-de-moça sem semente laminadas
1 limão
azeite e sal a gosto
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, ajuste o sal e deixe pegando gosto por 15 minutos antes de servir.
Fonte: http://www.cozinhadamatilde.com.br/pacoca-de-carne-com-ceviche-de-jilo/
CONSERVA DE JILÓ
Ingredientes:
1 vidro grande esterilizado
1 bandejinha de jiló
vinagre de maçã
azeite
1 cebola média picada grosseiramente
sal
1 limão
Modo de preparo:
Retire os talos do jiló e pique ao meio. Numa panela com água, coloque-os e acrescente o limão espremido. Deixe ferver e observe, quando o jiló começar a escurecer é hora de retirar e escorrer. Reserve para que ele possa secar. Numa tigela, coloque um pouco de sal, azeite, vinagre e cebola. Mexa e experimente. Coloque também (se tiver) uma pimentinha. Acomode metade dos jilós no vidro e despeje um pouco do tempero. Acomode o restante e coloque mais do tempero, até cobrir tudo. Tampe e reserve.
MOQUECA DE JILÓ
Ingredientes:
30 jilós pequeninos e verdinhos cortados ao meio sem o talo
3 tomates grandes e maduros
2 cebolas grandes
1 pimentão verde cortado em cubos
1 xícara (chá) de coentro e cebolinha picadas
Leite de coco e dendê a gosto
300 g de camarão defumado, cortado apenas a cabeça e o rabo
2 pimentas-de-cheiro
Modo de preparo:
Cozinhe todos os ingredientes com o dendê. Quando os temperos estiverem cozidos, coloque o leite de coco. Se quiser, por último, jogue mais um pouco de coentro e umas rodelas de cebola e tomate.Coma com farinha ou arroz e um molho de pimenta.
Fonte: https://anamariabraga.globo.com/receita/moqueca-de-jilo/
A nossa sugestão é experimentar todos esses pratos utilizando jilós cultivados por suas próprias mãos. Vamos?
A ISLA Sementes conta com 3 variedades diferentes para você experimentar. Clique aqui para conhecê-las melhor e fazer o seu pedido!