O Clube Minha Horta está de cara nova, com novos planos de assinatura, ideais para…
Conheça 4 formas diferentes de consumir rúculas da sua horta
Se você ainda não cultiva rúculas na sua horta, agora é a hora de garantir suas sementes e começar a preparar a terra!
Além de ser muito produtiva (com poucos maços de rúcula você consegue fazer uma salada farta para muitas pessoas) ela é uma folhosa muito versátil que apresenta diversas formas de colheita e consumo.
Vamos conhecer 4 formas de colher as suas rúculas e experimentar novos formatos:
1) Microverdes
Os microverdes de rúcula são pequenos, delicados e cheios de sabor. Podem ser colhidos em 1 semana e não requerem luz solar direta nem grandes espaços. Você pode cultivar próximo a uma janela na sala ou na cozinha e não é necessário o uso de adubos. Prático não é mesmo?
Clique aqui e assista a um vídeo com o passo a passo para cultivar microverdes.
2) Colheita jovem
As folhas ainda jovens e tenras da rúcula, também chamadas de baby leaf, são crocantes e muito bonitas visualmente devido ao tamanho reduzido. São boas opções para complementar saladas com folhas maiores, variando os tamanhos e texturas. As folhas jovens podem ser colhidas com 20 a 30 dias do semeio, aproximadamente. A colheita jovem da rúcula são as primeiras folhas definitivas da planta, conforme a foto acima.
3) Ponto de colheita tradicional
Entre 30 a 40 dias, você já vai ter na sua horta um maço de rúcula de tamanho comercial, igual a que encontramos nos supermercados.Você pode ir colhendo as folhas que necessitar para a sua salada e deixar a planta no vaso ou canteiro, sempre colhendo as folhas mais externas (mais antigas) primeiro. Dessa forma, você terá salada garantida por ainda mais tempo. Não esqueça de alimentar suas plantas regularmente com adubo e limpar o canteiro de ervas que possam disputar água e nutrientes com as suas plantas.
Caso a sua produção de rúcula seja alta, uma receita ótima para evitar desperdícios é um delicioso Pesto de Rúcula 😉
4) Flores de rúcula
As flores da rúcula são alimentícias e podem deixar seus pratos ainda mais especiais. Que tal deixar um ou dois pés de rúcula do seu cultivo, quem sabe aquelas plantas que acabaram passando do ponto de colheita e não estão mais tão saborosas, alcançar a maturidade e colher as pequenas flores para utilizar na sua cozinha?
A nossa dica é manter sempre uma floreira ou canteiro com rúculas. São folhosas saborosas, de alto rendimento e com diversos pontos de colheita, o que permite aos cozinheiros experimentar diferentes combinações e formas de apresentação.
Clique aqui para conhecer todas as variedades de rúcula disponíveis na ISLA Sementes.