As acelgas são folhosas versáteis de grande porte que podem ser colhidas ainda jovens. Com folhas verdes macias e talos crocantes que se apresentam nas cores branca, amarela, rosa e vermelha, trazem colorido, beleza e diversidade para os preparos culinários. Você pode experimentar plantar as acelgas em casa, em vasos ou floreiras, de forma rápida e fácil.

Aqui listamos três receitas para que você experimente as diferentes formas de preparo dessa hortaliça ainda pouco encontrada nos mercados e feiras. 

Talos de Acelga Picantes em Conserva

Ingredientes

Um grande maço de talos de acelgas coloridas limpos e cortados para caber em um frasco de vidro, deixando a pelo menos 1cm de distância da borda
1 xícara de água
1/2 xícara de vinagre de vinho de arroz
1/2 xícara de vinagre branco
1/4 de xícara de açúcar ou 3 colheres de sopa de xarope de bordo
1 1/2 colheres de chá de sal
1 1/2 colheres de sopa de sriracha
1/4 colher de chá de semente de aipo
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino
1/2 colher de chá de sementes de mostarda amarela
2 dentes de alho  

Instruções
Adicione metade das sementes de aipo, pimenta-do-reino, sementes de mostarda e alho a cada frasco. (Se for fazer apenas um frasco, tudo isso pode ir junto.)
Coloque os talos de acelga firmemente em frascos.
Leve água, vinagres, açúcar (ou xarope de bordo), sal e sriracha para ferver em uma panela pequena até que o açúcar e o sal se dissolvam. Em seguida, despeje sobre os talos de acelga.
Deixe esfriar, tampe e leve à geladeira. Espere dois dias antes de comer para que os sabores se desenvolvam completamente. Dura seis semanas na geladeira. Para comer, pique ou corte em cubos e adicione a tacos, saladas, como um condimento para um sanduíche, em omeletes ou coma puro.

Salada de Beterraba e Acelgas com Molho de Mel e Lavanda

Ingredientes 

Beterrabas
6 beterrabas médias, de preferência uma mistura de amarela e vermelha
Azeite de oliva extravirgem, para regar
Sal grosso 

Molho
1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
2 chalotas ou cebolas médias, fatiadas finas (1 xícara)
⅓ xícara de mel
½ colher de chá de folhas frescas de lavanda
1 gema de ovo grande
2 colheres de sopa de vinagre de champanhe
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 xícara de óleo de cártamo ou outro 

Salada
2 maços de acelga baby ou 1 maço de acelga grande, caules removidos, folhas maiores rasgadas em pedaços
½ xícara de nozes-pecã, torradas e salgadas
240g de queijo de cabra fresco, esfarelado
2 beterrabas listradas baby, esfregadas e fatiadas finas

Instruções
Beterrabas: Pré-aqueça o forno a 350 graus. Regue beterrabas médias com azeite de oliva em uma assadeira; tempere com sal. Coloque em uma única camada e adicione 1 xícara de água. Cubra com papel-manteiga, depois papel-alumínio e asse até ficar macio, cerca de 1 hora e meia. Quando esfriar o suficiente para manusear, esfregue as cascas com papel-toalha (use uma faca para descascar para pontos difíceis); descarte. Corte as beterrabas em pedaços pequenos. 

Molho: Enquanto isso, aqueça o azeite de oliva em uma frigideira média em fogo baixo. Adicione chalotas e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até amolecer, cerca de 3 minutos. Adicione mel e lavanda; cozinhe até que a lavanda esteja perfumada, cerca de 5 minutos. Deixe esfriar por 5 minutos. Bata com gema, vinagre e mostarda em um liquidificador ou processador de alimentos até ficar homogêneo. Com a máquina ligada, adicione lentamente óleo de cártamo até misturar. (Se o molho estiver muito grosso, adicione água, 1 colher de chá de cada vez.)

Salada: Misture as beterrabas assadas, as acelgas coloridas e as nozes em uma tigela. Misture levemente com 1/4 de xícara de molho. Coloque 1 colher de sopa de molho no fundo de cada prato, depois adicione a mistura de salada e o queijo de cabra, dividindo uniformemente. Cubra com as beterrabas baby e sirva, com o restante do molho à parte.

Canelones de abóbora, acelga e avelã

Ingredientes
400g de abóbora, descascada e cortada em pedaços de 1,5 cm
2 colheres de sopa de azeite de oliva, mais um pouco para fritar
600g de acelgas coloridas, folhas e talos separados e picados finamente
1 colher de chá de sementes de cominho
75ml de xerez (opcional)
1 maço pequeno de salsa fresca, picada
1 maço pequeno de endro fresco, picado
250g de ricota em pote
100g de queijo parmesão, ralado
7 folhas de lasanha fresca
50g de avelãs com casca, picadas grosseiramente
3 fatias grossas de pão de fermentação natural, rasgadas em croutons grossos
125g de mussarela, escorrida, rasgada grosseiramente 

Para o molho branco
40g de manteiga, mais um pouco para untar
40g de farinha de trigo
½ colher de chá mostarda inglesa em pó
300 ml de leite semidesnatado
300 ml de caldo de legumes

Você também precisará de:
Forma para assar de 1,6-2 litros, untada com manteiga

Método
Aqueça o forno a 180°C/200°C. Misture a abóbora com 2 colheres de sopa de azeite e bastante tempero em uma assadeira e leve ao forno por 30 minutos até ficar macia.

Enquanto isso, faça o molho branco. Derreta a manteiga em uma panela e misture a farinha e a mostarda em pó para fazer um roux. Cozinhe por 2-3 minutos, retire a panela do fogo e adicione gradualmente o leite, seguido pelo caldo. Retorne ao fogo, deixe ferver e cozinhe por 6-8 minutos ou até engrossar o suficiente para cobrir as costas de uma colher. Tempere bem.

Enquanto isso, aqueça um pouco mais de óleo em uma frigideira grande e frite os talos de acelga em fogo médio com um pouco de sal e pimenta por 5 minutos até ficarem macios, depois misture as sementes de cominho e cozinhe por mais um minuto. Adicione as folhas de acelga e mexa no fogo até amolecerem. Despeje o xerez, aumente o fogo e deixe borbulhar por 1 minuto, depois retire a panela do fogo e misture a salsa, o endro, a abóbora assada, a ricota e 75g do queijo duro. Tempere bem.

Divida a mistura uniformemente entre as folhas de lasanha, enrolando cada folha firmemente para fazer um tubo de canelone, depois arrume os tubos na assadeira. Despeje o molho branco e polvilhe as avelãs picadas, os croutons, os pedaços de mussarela e o queijo duro ralado restante. Asse por 30 minutos até dourar e borbulhar. Sirva com uma salada verde, se quiser.

Receitas originais em inglês:

https://heartbeetkitchen.com/pickled-swiss-chard-stems/#recipe
https://www.marthastewart.com/1114957/beet-salad-honey-lavender-dressing
https://www.deliciousmagazine.co.uk/recipes/squash-chard-hazelnut-cannelloni/